30 de nov. de 2010

MASTERCARD LANÇA PAGAMENTO POR CELULAR

portal Meio&Mensagem 30/11/2010 - Nathalie Ursini

A Mastercard apresentou na tarde data terça-feira, 30, seu novo projeto de pagamento por celular: o MasterCard Mobile. As primeiras empresas que entraram no plano, e lançam oficialmente o produto em São José dos Campos na próxima quarta-feria, 1º, são Vivo, Redecard e Itaú. "Começamos esse projeto há mais de um ano, e agora lançamos como uma nova forma de pagamento, que traz facilidade e segurança ao cliente. Esse foi o grande atrativo para o banco", conta Fernando Teles, diretor da área de cartões do Itaú.

O sistema estará disponível para uso a partir de janeiro de 2011 para os habitantes da cidade do Vale do paraíba. "Vamos começar por São José dos Campos porque é uma cidade controlável, com um pouco mais de 615 mil habitantes. Lá vamos entender quais os obstáculos a serem vencidos para que as pessoas possam aderir a essa plataforma. Vamos esperar os resultados para depois expandir para grandes cidades", explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul. Serão cerca de mil estabelecimentos que atenderão, alcançando em torno de 30 mil consumidores. Os principais tipos de comércio a serem implantados, no início, serão os táxi e serviços de delivery.

No chip da Vivo (que deverá ser substituído pelos clientes que já o possuem) terá o aplicativo que funciona em qualquer modelo de celular, até mesmo nos mais antigos. Sem precisar de acesso a internet, será possível fazer pagamentos por meio dos cartões de crédito e débito da rede MasterCard, do banco Itaú. "A RedeCard entrou com a parte dos credenciamentos nos estabelecimentos. Vamos visitar os comércios e oferecer a nova plataforma", conta Alessandro Raposo, diretor executivo de marketing e produtos da RedeCard.

Cada estabelecimento terá um número de registro. Ao efetuar o pagamento pelo celular com o cartão (de débito ou crédito), o usuário preenche esse número e o valor a ser pago. Já no estabelecimento, também por meio de um celular, o comerciante recebe a confirmação do pagamento, como se fosse uma compra no cartão. Para cadastrar o cartão no celular, o cliente precisará da autorização do Itaú, evitando possíveis fraudes. Segundo Caldart, o pagamento feito pelo celular será mais seguro do que o que é feio, hoje, pela internet. "Você não vai precisar colocar o número do seu cartão, o Itaú vai fazer essa instalação segura para você", detalha. A transação pode ser feita presencial, ou a distância.

O projeto tem iniciativa da MasterCard, que não divulgou o valor do investimento, e parceria com as demais empresas. "Isso não quer dizer que estamos fechados. Se outras operadoras de telefonia, outros bancos, quiserem entrar e disponibilizar para seus clientes esse tipo de conveniência, estamos aqui para conversar. Afinal, queremos desenvolver esse tipo de comercio", finaliza Caldart.

Nenhum comentário: