22 de nov. de 2010

VOILÀ E UNIBANK PRONTOS PARA OPERAR M-PAYMENT NO HAITI

redação Serfinco 22/11/2010

A operadora de telefonia Voilà, subsidiária no Haiti da norte-americana Trilogy International Partners, e o haitiano Unibank cumpriram todas as exigências regulatórias e receberam as aprovações necessárias para o lançamento do primeiro serviço de dinheiro móvel no Haiti, sob o nome comercial de "T-Cash".

Os parceiros encerraram um bem-sucedido programa-piloto de nove meses, realizado com a agência de assistência e desenvolvimento internacional Mercy Corps, e se consideram aptos a expandir os benefícios de dinheiro móvel para outras ONGs, e para a maior parte da população haitiana, de forma segura, confiável e eficiente.

Voilà e Unibank receberam a aprovação final na forma de uma carta de não objeção, emitida pelo Banque de la Republique d'Haiti (BRH), o banco central do país. No início do mês, a Voilà havia recebido uma carta semelhante do órgão regulador das telecomunicações, o Conseil National des Telecomunicações (Conatel), abrindo caminho para que os haitianos pudessem usar seus telefones Voilà como "carteiras móveis".

"A introdução de soluções de dinheiro móvel no Haiti representa um marco significativo na recuperação do Haiti e nos esforços de crescimento", disse Charles Castel, diretor do Banco Central do Haiti. "Nós aplaudimos a iniciativa do consórcios entre banco e operadora de telecomunicações para alavancar o uso inovador da tecnologia sem fio para prover acesso a serviços financeiros básicos para as pessoas marginalizadas do Haiti. É uma condição sine qua non para o crescimento e desenvolvimento consciente.” Castelo incitou os participantes a se concentrarem no volume, de modo a aproveitar esta grande oportunidade para aparelhar um sistema de pagamentos mais eficiente e um sistema financeiro mais abrangente.

A primeira fase dos serviços Voilà/Unibank, o "T-Cash (dinheiro por telefone), vai reforçar a assistência humanitária básica, através da expansão das experiências realizadas no início deste ano em conjunto com a Mercy Corps. Durante os próximos nove meses, cerca de 100.000 haitianos nas regiões mais devastadas serão beneficiados com programas de ajuda financeira da Mercy Corps, utilizando o serviço T-Cash para receber e fazer pagamentos. Eles agora serão capazes de usar esses fundos eletrônico para a compra de alimentos e também produtos não alimentícios, incluindo material para abrigo, em uma rede de estabelecimentos credenciados em todas as províncias, usando seus telefones Voilà.

Com a nova plataforma, as organizações humanitárias terão um método mais eficientes de distribuição de recursos, além de reduzir o custo dos programas de reconstrução. Segundo informação de Robin Padberg, CEO da Voilà, historicamente a cada dólar aplicado, até 40 centavos são gastos em logística e segurança associados à movimentação de dinheiro.

No início de 2011, Voilà e Unibank planejam expandir o T-Cash para além das ONGs, levando a clientes individuais em todo o país um conjunto completo de serviços de e-wallet, incluindo a transferência de dinheiro entre pessoas (P2P), pagamento de conta, serviços de recarga e ampliação das possibilidades de m-commerce.

Carl F. Braun, presidente do Unibank, considera o serviço T-Cash fundamental para estender os serviços bancários para além das tradicionais agências e para a inclusão da população não bancarizada, em particular nas zonas rurais. “Com o carteira eletrônica, serviços financeiros estarão acessíveis instantaneamente em todo o país ", disse Braun.

A plataforma T-Cash já está disponível para organizações de ajuda humanitária em todo o território haitiano.

Nenhum comentário: