26 de nov. de 2010

NOVOS CAMINHOS DO PCI

portal Decision Report 25/11/2010 - Priscila Andrade

O painel - “A Evolução do PCI no Brasil e no Mundo”, conduzido por Victor Murad Filho, Conselheiro e Vice vice-Presidente de Comércio Eletrônico da Câmara e-net, discutiu a Migração das Fraudes nos cartões de benefícios smart e riscos no e-commerce.

Alexandre Cieira, CTO da Cipher, disse que “a maior parte das transações estão migrando para os cartões com chip. Na prática isso ainda não está funcionando, a adoção do chip ainda não é utilizada nesses mercados, mas é a evolução da fraude”.

“A quantidade de cartões com chip aumenta. Atualmente cerca de 70% das transações de algumas bandeiras de cartões de crédito são feitas com chip”. Os criminosos estão migrando para o cartão presente. O e-commerce ainda não está preparado e poucas empresas estão adequadas ao PCI”, informou Henrique Takaki, responsável pela comissão de prevenção a fraudes da Abecs Brasil.

“ O Brasil se insere no cenário do PCI de outra forma. Houve pouca migração de cartões de com chip nos Estados Unidos foi pouco migrado. A evolução desse mercado no país Brasil é muito maior do que nos EUA, os bancos brasileiros começam a se inserir no PCI”, afirma Jorge Krug, Superintendente Executivo da Unidade de Segurança de TI do Banrisul.

Riscos

O mercado de varejo não tinha maturidade, mas está havendo mudanças. “Em função do PCI, muitas organizações estão investindo em enfraestrutura adequada. Com relação a riscos e compliance, muitas vezes o pequeno varejista enfrenta poucos problemas, mas o risco na transação é muito grande”, avalia Alexandre.

Para John F. Neves, Gerente de Processos de Negócios do HSBC, o custo é uma das principais variáveis, porém o risco está mapeando até que ponto o custo compensa o risco. “A realidade brasileira é outra, o país está em primeiro lugar em número de ataques e os riscos são muito maiores”.

Para o executivo da Cipher, as empresas que não tomaram atitudes com relação aos
riscos precisam avaliá-los o mais rápido possível.

Nenhum comentário: