16 de nov. de 2010

A CHINA ESTÁ PRONTA PARA SER UM MEGA MERCADO DE PAGAMENTOS MÓVEIS

redação Serfinco 16/11/2010

A China, em breve, será o maior mercado de pagamentos móveis no mundo. Segundo a empresa de pesquisas Celent, serão 410 milhões de usuários até 2013.

O país já é o maior mercado mundial de telefonia móvel, com 740 milhões de usuários em 2009. Em termos de pagamento móvel remoto, a taxa de penetração foi de 10% em 2009, mas a previsão é que atinja 48% em 2013. Os pagamentos sem contato representaram apenas 0,5% no ano passado, mas o número de usuários desta tecnologia deverá ultrapassar 400 milhões em 2015.

Em seu relatório, a Celent se concentra nos três maiores players do mercado de m-payments: operadoras de telefonia móvel, bancos e empresas terceirizadas.

Em maio, a operadora de cartões China Unionpay reuniu um grupo de bancos, operadoras de telefonia móvel e fabricantes de celulares, objetivando estabelecer normas e um modelo de negócio para a indústria de pagamentos móveis no país.

Atualmente, as operadoras de celular focam principalmente em pagamentos contactless. Elas têm estabelecido suas próprias redes de pagamento em lojas, postos e outros estabelecimentos. Os bancos estão autorizados a lidar com grandes operações e são capazes de fornecer produtos financeiros complexos, com destaque para grandes pagamentos através de cartões com segurança digital.

A Celent relata que, no longo prazo, os pagamentos móveis remotos de grandes valores serão o principal foco de crescimento do China UnionPay e de várias operadoras, com o volume dessas transações excedendo em muito o de operações contactless.

Os números apresentados pela Celent contrastam com uma pesquisa realizada no início deste ano pela KPMG, que reportava uma grande maioria dos entrevistados (77%) como usuários de transações bancárias via celulares e 44% fazendo pagamentos de compras através dos telemóveis.

Nenhum comentário: