5 de nov. de 2010

FINANCEIRA AMERICANAS ITAÚ - FAI

release Lojas Americanas Resultados 3T10

A Financeira Americanas Itaú (FAI) dedica-se ao financiamento de compras, através de cartões de crédito de marca própria (private label) e dos cartões Visa e Mastercard (co-branded), oferta de crédito pessoal e outros produtos e serviços financeiros (seguros e garantia estendida).

Sua atuação ocorre por intermédio dos pontos de venda da Lojas Americanas, pela internet (Americanas.com e Shoptime) e pelo canal de TV Shoptime.

Ao longo do segundo semestre de 2008, foi implementada a nova estratégia para a oferta dos produtos private label e co-branded como sendo os principais meios de pagamentos dentro das Lojas Americanas e nas operações de internet, bem como a desaceleração da oferta de empréstimo pessoal.

A nova forma de atuação motivou a necessidade de investimentos para o aumento da base de clientes (cartões private label e co-branded), sendo que, ao final do terceiro trimestre de 2010, a FAI já havia emitido cerca de 2,7 milhões de cartões, sendo 2,2 milhões de private label, 453 mil co-branded e 16 mil de empréstimo pessoal.

Ao final de Setembro de 2010, a participação dos cartões da FAI (private label e co-branded) atingiu 15% das vendas da controladora.

A carteira de recebíveis em Setembro de 2010 atingiu R$ 944 milhões e apresentou um crescimento de 45,5% em relação a Setembro de 2009. O mix da carteira atual é composto de 3,8% de empréstimo pessoal e 96,2% de cartões, sendo que no mesmo período do ano anterior era de 13,6% de empréstimo pessoal e 86,4% de cartões. Esta transformação colaborou para a melhora do índice de perda sobre carteira, que passou de 7% no 3T09, para 6% no 3T10.

Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, podemos observar a evolução da operação, resultando em um aumento de 64% do Resultado Bruto da Intermediação somado às Receitas de Prestação de Serviços.



Glossário:
Faturamento: Compras realizadas com os cartões Americanas, à vista ou a prazo, e liberações de empréstimo pessoal.
Carteira de recebíveis: Valores a receber referentes ao faturamento.
Resultado Bruto da Intermediação + Prestação de Serviços: Receitas auferidas sobre a carteira de recebíveis decorrentes da apropriação de juros, tarifas de serviços prestados e seguros, líquida das despesas da intermediação financeira e da provisão para créditos de liquidação duvidosa.

Nenhum comentário: