4 de nov. de 2010

RIO SMART X BILHETE ÚNICO

Jornal do Brasil 04/11/2010 - Maria Luisa de Melo

Ameaçados com a queda na procura pelo transporte alternativo, motoristas de vans e afins se uniram para fazer frente ao Bilhete Único Municipal, que entrará em vigor daqui a três dias, e deve fazer o lucro da categoria despencar . Máquinas com o leitor de um novo cartão já foram instaladas na Zona Norte. É o Rio Smart, o Rio Card das vans.

Com o Rio Smart, motoristas querem evitar perdas, que já chegaram a 60%.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Veículos de Transporte Alternativo do Estado do Rio de Janeiro (Sintral), Sérgio Loureiro, o lançamento do Rio Smart será uma tentativa de frear as perdas com a bilhetagem eletrônica dos ônibus, que começou em 2005, e deve aumentar com a chegada do Bilhete Único Municipal, em vigor a partir do próximo sábado. Com ele, os cariocas poderão fazer duas viagens pela cidade, no intervalo de até duas horas, pagando o preço de apenas uma passagem (R$ 2,40).

– Não podemos deixar que o que aconteceu em 2005 se repita conosco. Na época, com a implantação da bilhetagem só em ônibus, a procura por vans caiu 60%. Não assistiremos à mesma novela de braços cruzados – explicou Loureiro. A saída encontrada pelos permissionários de vans, no entanto, pode não surtir efeito algum, já que a categoria confessa não ter permissão da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) para operar também o Bilhete Único Municipal. Desta forma, a população precisaria comprar o Rio Smart, sem garantia de se beneficiar do Bilhete Único nas vans. Por enquanto , a medida continua valendo apenas para os ônibus. Procurada para esclarecer a incompatibilidade com o Bilhete Único Municipal, a Tacom, empresa contratada pela Sintral para instalar a tecnologia nas vans, explicou que precisa da liberação da prefeitura para a leitura, e que já havia feito o pedido à Secretaria Municipal de Transportes, sem retorno.

– A nossa tecnologia pode ler até quatro cartões diferentes (o Rio Smart e mais quatro). Precisamos apenas da liberação da Fetranspor para também atender aos passageiros que vão usar o Bilhete Único Municipal – informou Daniel Abrahão, representante da Tacom.

A Fetranspor foi procurada, mas não retornou aos telefonemas. Já a Secretaria Municipal de Transportes afirma que não há impedimento algum para a instalação de um sistema de bilhetagem eletrônica nas vans paralela ao que já existe nos ônibus da cidade.-

Nenhum comentário: