16 de nov. de 2010

TELES AMERICANAS SE UNEM PARA CRIAR SISTEMA QUE TRANSFORMA CELULAR EM CARTÃO DE CRÉDITO

portal O Globo 16/11/2010 - com agências internacionais

Em breve, em vez de uma tradicional carteira recheada de cédulas e cartões de plástico, o smartphone é que será imprescindível para uma ida ao shopping. Isso porque três das quatro grandes empresas de telecomunicação dos EUA - Verizon, AT&T e T-Mobile, que juntas têm 220 milhões de clientes - se uniram para formar a joint venture Isis, uma rede de pagamentos via celular em todo o território dos EUA. Na prática, o sistema transformará os telefones em cartões de crédito. As empresas envolvidas esperam que o serviço esteja disponível no prazo de 18 meses.

O Isis vai utilizar tecnologia Near-Field Communication (NFC), que permite a troca criptografada de dados sem-fio a uma distância de cerca de 4cm entre o telefone e o leitor. Mesmo tendo sido criado há seis anos, o recurso tem demorado para ser adotado nos EUA. Países como Japão têm sistemas de pagamento por celular há tempos, que são usados, por exemplo, na compra de bilhetes de trem nas estações.

No anúncio, a Isis informou que usaria a rede de pagamentos Discover Financial Services (DFS.N), já utilizada por 7 milhões de lojistas americanos. A empresa de cartões Barclaycard U.S. será o primeiro emissor do serviço. Depois do pontapé inicial por meio da Discover e da Barclaycard, o objetivo é disponibilizar o Isis em outras redes de varejo, bancos e operadoras de cartões.

- O objetivo do novo serviço é transformar radicalmente a forma como as pessoas compram e pagam por itens - disse Michael Abbott, ex-executivo da GE, nomeado presidente-executivo da Isis, segundo o site IDG Now. - Em vez de atrapalhar-se com talões de cheque e cartões de crédito, os clientes serão capazes de usar seus celulares para fornecer todas as informações ao estabelecimento. Em contrapartida, as lojas poderão oferecer cupons de descontos aos clientes.

Nenhum comentário: