30 de nov. de 2010

CARTÃO DE CRÉDITO E CARNÊS LIDERAM DÍVIDAS DOS GAÚCHOS, DIVULGA FECOMÉRCIO-RS

agência de notícias Fecomércio-RS 30/11/2010

O uso do cartão de crédito e as compras com carnês despontam como as ferramentas para aquisição de bens e de serviços mais usadas pelos gaúchos. Os itens aparecem em primeiro e segundo lugares na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias do RS (PEIF_RS) do mês de novembro, com 60% e 44%, respectivamente. E os débitos em aberto são parte da vida da maioria dos gaúchos, tendo em vista que 72% dos entrevistados disseram possuir alguma dívida. A boa notícia é que somente 7% das pessoas acreditam que não terão como pagar em dia suas parcelas.

É o que mostra a PEIF_RS de novembro, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada nesta terça-feira (30) pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS). Dos consumidores que irão comprometer 50% ou mais da renda familiar com dívidas, a variação se encontra em um patamar aceitável (18%), demonstrando aquisições mais racionais e dentro das possibilidades da população.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o pagamento do 13º salário deve influenciar para que as dívidas estejam em dia. “Também é possível que muitas compras sejam pagas à vista, pois os consumidores aproveitam o dinheiro na conta para não adquirirem financiamentos sem necessidade. Esse é o momento em que a população tenta evitar novas parcelas, levando em conta o começo do ano, caracterizado por um acúmulo de impostos e taxas anuais”, lembra De Marchi.
Para o dirigente, um processo de inadimplência está descartado neste momento. “Não temos indícios de que o consumo atual esteja desmedido ou fora das possibilidades das famílias. O que conseguimos saber é que existe muita demanda a ser suprida e que a oferta de crédito acaba por propiciar essas compras, ainda mais em uma época do ano marcada por presentes e celebrações”, avalia De Marchi.



Acesse a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias do RS do mês de novembro no link: www.agencia.fecomercio-rs.org.br/pesquisa/

Resumo dos principais resultados da PEIF_RS de novembro:
- Total de Endividados: 72%
- Não terão condições de pagar: 7%
- Tipos de dívidas: cartão de crédito (60%); carnê (44%); financiamento de carro (11%); cheque especial (7%).

Nenhum comentário: