9 de nov. de 2010

ROUBO DE DADOS DE CARTÃO DE DÉBITO E CRÉDITO É MAIOR PREOCUPAÇÃO DOS BRASILEIROS

portal InfoMoney 09/11/2010 - Evelin Ribeiro

Cerca de 85% dos brasileiros se preocupam seriamente com o possível roubo e uso de suas informações de cartão de crédito ou débito por outras pessoas. Essa é a preocupação que aparece em primeiro lugar no Índice de Segurança Unisys, divulgado nesta terça-feira (9).

Os que se consideram “muito preocupados” com a questão somaram 43%, enquanto os “extremamente preocupados” representaram outros 42%. A soma entre os “um pouco preocupados” ou “despreocupados” não passa de 14%.

Mais da metade dos brasileiros (53%) estão seriamente preocupados a respeito do cumprimento de suas obrigações financeiras, como empréstimos, fatura do cartão de crédito ou outras contas. Esse tipo de preocupação, no entanto, mostrou pequena diminuição frente ao levantamento do primeiro semestre de 2010, quando chegavam a 58%.

A pesquisa, feita com 1.500 pessoas entre 18 e 65 anos de idade, na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, mede a ciência da população quanto a quatro áreas: segurança nacional, segurança financeira, segurança na internet e segurança pessoal.

Roubo de identidade

O estudo bianual mostrou ainda que três quartos dos brasileiros (77%) estão seriamente preocupados com o roubo de identidade – esta foi a terceira maior área de preocupação revelada na pesquisa. Os “extremamente” preocupados somam 36% e os “muito” preocupados, outros 41%.

A preocupação em relação à segurança pessoal também faz parte do cotidiano brasileiro, com 62% afirmando estar extremamente ou muito preocupados com sua própria segurança nos próximos seis meses. Apenas 27% disseram estar um pouco preocupados e 11% não se preocupam com a questão.

Nenhum comentário: