9 de set. de 2010

BRITÂNICOS CONTINUAM A SE AFASTAR DE DINHEIRO E CHEQUES

redação Serfinco 09/09/2010
O declínio do papel-moeda no Reino Unido continuou durante o segundo trimestre deste ano, com menor uso de dinheiro e cheques. Em contrapartida cresce a aceitação de meios eletrônicos, tais como cartões de débito e o serviço Faster Payments (uma iniciativa dos bancos ingleses para agilizar as transferências entre contas).

De acordo com o Payments Council, no segundo trimestre o uso de cheques caiu em £ 21,5 bilhões, ou 10%, na comparação com o mesmo período em 2009 - todos os dias do trimestre, em média, 290 mil cheques a menos.

Apesar das preocupações de políticos e de entidades beneficentes, o Conselho e seus bancos associados já votaram o final da compensação de cheques até 31 de Outubro de 2018, pondo fim a 350 anos do antigo meio de pagamento.

A quantidade de dinheiro retirado de ATMs foi £ 1,6 bilhão inferior ao do segundo trimestre de 2009, um declínio de 3,2%. Em contrapartida, o uso do cartão de débito teve expansão de £ 7,9 bilhões, ou 12,4%, sobre igual trimestre do ano passado e o Faster Payments teve um aumento de £ 16,9 bilhões, ou 67%, à medida em que mais bancos colocaram o serviço à disposição dos seus clientes e que pessoas físicas e jurídicas começaram a assimilar as vantagens do sistema.

Os gastos com cartão de crédito registraram um crescimento mais modesto, apenas 3,9%, com os britânicos evitando assumir dívidas. O Payments Council também ressaltou que o valor total dos pagamentos na economia do Reino Unido caiu 0,6%, sugerindo que a recuperação econômica ainda é fraca.

Nenhum comentário: