30 de set. de 2010

CARTÕES DE FIDELIZAÇÃO NO MUNDO DIGITAL

redação Serfinco 30/09/2010

A portuguesa Cardmobili aposta na virtualização dos cartões de fidelização, o que permite às empresas emissoras oferecerem uma gama ampla de serviços a seus clientes.

Em 2009, a empresa conduziu um projeto piloto na cidade do Porto. O tamanho do sucesso fez a empresa ousar estabelecer,de imediato, operações nos Estados Unidos e no Canadá, mercados adeptos de cartão-fidelidade e cupons de descontos.

Nos Estados Unidos, dois bilhões de cartões estão em circulação. No ano passado, mais de 4 bilhões de cupons de descontos foram utilizados, com os maiores varejistas possuindo uma base entre 30 e 60 milhões de participantes em seus programas de lealdade. Em Portugal, o maior cliente da Cardmobili é a Modelo Continente, do Grupo Sonae, com três milhões de cartões de fidelidade. Conquistando um único dos grandes varejistas norte-americanos, a Cardmobili poderá considerar o seu serviço a caminho da massificação.

A ideia é que o consumidor cadastre todos os seus cartões de fidelização em uma base virtual. Em seguida, ele faz o download de um aplicativo para o seu celular, passando a ter seus cartões sempre a mão. O cadastramento e o download não envolvem custos para o consumidor. O negócio para a Cardmobili está nos serviços que consiga vender às empresas emissoras desses cartões. Este ano, a previsão é de obter € 200 mil em receitas, com o valor superando um milhão de euros já em 2011.

Além de negociações para aumentar os negócios nos três países onde a companhia já está presente, Helena Leite, presidente da Cardmobili, afirma que a expansão ocorrerá também na Europa, já de olho no Reino Unido e na Holanda. Em 2011, é bem possível a entrada na América Latina, com Brasil e México sendo os mercados de maior interesse.

Atuando através da internet, a solução da Cardmobili poderia estar em qualquer país do mundo, mas a empresa só assume estar em um mercado após completar seu trabalho de campo, que engloba a construção da base de dados de cartões de fidelização do país, comunicação da existência do serviço e contato com as empresas emissoras locais.

Concorrendo em uma lista de 160 empresas no mundo, a Cardmobili foi a vencedora do concurso criado pela Vodafone que elegeu a melhor "start-up" da área móvel a nível internacional, entrando, pela primeira vez, nas páginas do New York Times. O prêmio traz o reconhecimento internacional e da indústria, além de representar uma certa validação da ideia do negócio e de seu potencial.

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