18 de set. de 2010

NOVO CARTÃO DE CRÉDITO PERMITE COLOCAR VÁRIAS CONTAS EM UM SÓ

portal R7 17/09/2010

Uma nova geração de cartões de crédito computadorizados – chamados de "multiconta" e de "escondido" – permitirá reprogramar suas tarjas magnéticas e esconder os números da conta, oferecendo uma maior segurança aos clientes que não querem carregar vários na carteira.

O cartão "multiconta", que foi apresentado nesta semana em uma conferência, parece-se com um cartão convencional, mas tem botões em sua superfície no lugar da holografia de uma águia da bandeira Visa.

Com esse modelo, o usuário pode apertar um botão para fazer a troca de cartões e um LED (diodo emissor de luz) que identifica qual conta (pessoal ou corporativa) está sendo usada.

Já o modelo apelidado de "escondido" possui cinco botões e uma tela minúscula que esconde uma parte do número do cartão de crédito. O usuário precisa entrar com um número de identificação pessoal (PIN, na sigla em inglês) para que o número completo seja revelado e para desbloquear a tarja magnética, revelou a revista Technology Review nesta sexta-feira (17).

Depois de um certo período de tempo, os números desaparecem de novo e a tarja magnética é desativada, inutilizando-o para um ladrão que não sabe o número de identificação.

Os cartões têm uma bateria de polímero de lítio e são 100% à prova d’água, um recurso muito útil para quem esquece seus cartões dentro das roupas, correndo o risco de que elas acabem na máquina de lavar.

O fabricante do cartão, a empresa Dynamics, chamou a nova tecnologia de Cartão 2.0, já que a tarja magnética dos cartões atuais é da época dos anos 1970.

Nenhum comentário: