14 de set. de 2010

UNIONPAY E MASTERCARD ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

redação Serfinco 14/09/2010

A China UnionPay assinou um memorando de entendimento (MoU) com a MasterCard com o objetivo de estabelecer "relação mutuamente benéfica" aos dois esquemas de pagamento.

Fundada em 2002, a China UnionPay é a associação de cartões do país, operando um sistema interbancário unificado de compensação e liquidação de transações. No ano passado, o número de transações de cartão de UnionPay atingiu sete bihões, somando US $ 1,1 trilhão.

O desempenho da UnionPay é fortemente afetado pelas restrições do governo chinês, que não autoriza empresas estrangeiras a emitirem seus próprios cartões, construírem redes de captura e processamento de transações em ponto de venda, obrigando-as a operar através de cartões co-branded com players locais.
No início deste ano, a MasterCard, em conjunto com a Visa e outras bandeiras, pressionou o governo dos Estados Unidos a entrarem com uma queixa junto à OMC, acusando a China de tentar tirá-los do mercado.

Em seguida, a Visa avisou seus bancos associados de que eles seriam multados caso utilizassem a rede da UnionPay para processar transações internacionais de seus cartões co-branded.

Agora, a associação chinesa está se comprometendo a trabalhar com a MasterCard, formando grupos de trabalho para "definir um plano de desenvolvimento de negócios", envolvendo cooperação em várias áreas, inclusive em pagamentos on-line, de acordo com um breve comunicado.

Nenhum comentário: