2 de set. de 2010

NOVO CARTÃO RENNER TERÁ BANDEIRAS MASTERCARD E VISA

portal Exame 02/09/2010 - Tatiana Vaz

Ainda neste mês, 120.000 brasileiras, das 16 milhões que compõem a carteira de clientes da varejista Lojas Renner, receberão em suas casas um cartão da marca com as bandeiras Mastercard e Visa. As informações, apuradas com exclusividade pelo site EXAME, são de Cláudio Burtet, gerente geral de serviços financeiros da companhia.

A estratégia da Renner com a emissão dos cartões é estreitar o relacionamento com as clientes, expandir o uso do produto e facilitar o crédito das clientes na hora das compras. A expectativa é de que, até setembro do ano que vem, mais de um milhão de clientes possuam o cartão com as bandeiras.

"O cartão é um produto importante para o grupo, tanto que foi responsável por cerca de 60% de toda a receita gerada pela companhia no ano passado”, afirma Burter. Segundo ele, a rede não fará um anúncio oficial do lançamento do cartão, apenas enviará via correio o plástico da marca para as primeiras clientes selecionadas. Metade delas receberá o cartão com a bandeira Mastercard e a outra metade com Visa.

Antes dessa primeira emissão de cartões a clientes, a rede testou o uso dos cartões embandeirados com seus 11.000 funcionários. Desde outubro do ano passado eles receberam o produto em suas casas para realizar suas compras em lojas de todo país.

A rede oferece cartões às clientes desde a década de 70, sempre como uma alternativa de facilitar o pagamento das compras dentro de suas lojas. Com a inclusão das duas maiores bandeiras no plástico da marca, as clientes podem agora também financiar suas comprasem outros estabelecimentos comerciais.

Para os cinco próximos anos, o plano é fazer com que o novo produto cresça de acordo com a expansão dos negócios na rede. Até 2015, a Renner pretende elevar o número de suas lojas no país das atuais 130 para 260. "Até lá, a estimativa é termos cerca de cinco milhões de clientes usando o cartão Renner para fazer compras em nossas lojas", diz Burtet.

Cartões para não clientes

De acordo com o executivo, a rede cogita ainda a ideia de disponibilizar o novo cartão, a partir de 2012, para não clientes da marca. "Temos hoje estrutura, capacidade e portfólio financeiro para isso, com produtos como seguros, títulos de capitalização e até serviços de empréstimo", afirma ele.

O leque de serviços financeiros oferecidos pela Renner, durante esse prazo, deverá ser ampliado. Apesar disso, a rede não prevê nenhum tipo de parceria com bancos nem com empresas de crédito e cobrança. "Os créditos continuarão sendo feitos por private label e a administração da área será mantida dentro da Renner", diz Burter. "Mas o varejo continuará sempre sendo nosso principal negócio, não queremos seguir o modelo de algumas de nossas concorrentes."

Nenhum comentário: