20 de set. de 2010

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS PAULISTAS AVANÇA EM SETEMBRO

portal InfoMoney 20/09/2010

Em setembro, pouco mais da metade das famílias paulistas possui algum tipo de dívida. De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta segunda-feira (20) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 50,9% dos grupos familiares residentes no estado estão endividados.

Esse número é um avanço de 5,7 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2009 e representa a inclusão de 204,5 mil novas famílias no grupo somente na capital paulista.

A pesquisa também mostra que, neste mês, 14,7% das famílias estão com contas em atraso, seja no cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal ou com prestações em geral.

No entanto, a assessora econômica da Fecomercio, Kelly Carvalho, afirma que o aumento no nível de endividamento das famílias não é um mau sinal para a economia. “O ambiente econômico favorável, com crescimento do crédito, emprego e renda é um cenário propício para o consumo e, com isso, é natural que se aumente o total de famílias endividadas”, explica Kelly.

No total, 6,6% das famílias no Estado acreditam que não terão condições de pagar total ou parcialmente suas dívidas.

Inadimplência

Dos tipos de dívidas, o cartão de crédito continua liderando, com 66,8% das indicações, seguido pelas dívidas de carnês (27,7%), crédito pessoal (10%), financiamento de veículos (9,9%) e cheque especial (8,8%).

Com relação ao tempo em que mantém o pagamento da dívida em atraso, a maior incidência é verificada no período superior a 90 dias (59,2%), seguida pelo período de até 30 dias (6,6%). O levantamento mostra que, em média, os paulistanos atrasam o pagamento de suas contas em 66 dias.

Boa parte das famílias (53,4%) compromete de 11% a 50% do orçamento com o pagamento de dívidas, enquanto 18,3% delas reservam até 10% e 21,5% dos paulistanos têm mais da metade da renda comprometida com os débitos contraídos.

Nenhum comentário: