23 de set. de 2010

EM PORTUGAL, CELULAR E CARTÃO VÃO SUBSTITUIR BILHETE DE TRANSPORTES

redação Serfinco 23/09/2010

Em breve, quem quiser viajar nos transportes públicos de Lisboa poderá utilizar o telefone celular ou um cartão multibanco, no lugar do tradicional bilhete. As soluções tecnológicas para tal foram apresentadas hoje na capital portuguesa, na feira Portugal Tecnológico.

A ideia é revolucionar por completo o modelo tradicional de venda de bilhetes de transporte, utilizando leitores contactless na validação do pagamento por cartão de crédito ou de débito, como já é feito com os cartões Lisboa Viva e VivaViagem.

Já o desenvolvimento da aplicação destinada ao celular envolve os operadores de transportes através da OTLIS (Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa), três operadoras nacionais de telefonia móvel (Optimus, TMN e Vodafone) e a Oberthur Technologies, fornecedora de cartões para celulares.

A solução já foi testada por um grupo pré-selecionado de usuários do transporte metropolitano e deverá atender ao público em geral ainda este ano.

Em 2011, mais duas operadoras de telefonia móvel (Carris e a CP) vão se juntar ao novo sistema.

Na prática, os proprietários de celulares com tecnologia NFC (Near Field Communication) podem armazenar os bilhetes de transporte no cartão SIM, usando os mesmos postos de venda que hoje usam para carregar seus cartões Lisboa Viva e VivaViagem. Mesmo com a bateria descarregada, o celular dará acesso ao metrô, ônibus ou trem.

Futuramente, os usuários nem terão que se deslocar às bilheteiras, podendo carregar seus telefones através da internet.

Uma tecnologia semelhante deverá ser aplicada a cartões bancários. No momento, operadores de transportes estão em negociações com instituições financeiras. A solução seria voltada, principalmente, a passageiros ocasionais. Neste caso, não seria necessário carregar o cartão previamente. O passageiro validaria seu acesso com o cartão bancário e o valor seria debitado em sua conta bancária.

Nenhum comentário: