23 de set. de 2010

HAITI: TRILOGY, UNIBANK E MERCY APRESENTAM PROGRAMA FINANCEIRO POR CELULAR

redação Serfinco 22/09/2010

Com telefones celulares em mãos, o povo do Haiti está na iminência de entrar no reino do dinheiro móvel, com a expansão dos serviços bancários para além de agências bancárias tradicionais.

A Voila, operadora wireless local (subsidiária da norte-americana Trilogy International Partners) e o Unibank, principal instituição financeira haitiana, estão se unindo à Mercy Corps, agência internacional de assistência e desenvolvimento, para lançar um programa de auxílio humanitário, o primeiro utilizando o celular como solução financeira no Haiti.

O programa permitirá à Mercy Corps distribuir vale alimentação e realizar pagamento por trabalhos diretamente aos beneficiários, que utilizarão seus aparelhos Voila como carteiras móveis. Esta parceria inovadora entre Voila, Unibank e Mercy Corps representa um marco no uso da tecnologia sem fio como alavanca na recuperação e desenvolvimento do Haiti. O serviço de m-money da Voila oferece uma forma segura e conveniente de pagamento para os beneficiários de doações de organizações como a Mercy Corps.

Com o dinheiro armazenado em seus telefones móveis, os indivíduos podem sacar a totalidade ou parte do dinheiro, transferir fundos a familiares e pagar por mercadorias em estabelecimentos credenciados. Durante os próximos nove meses, cerca de 100 mil haitianos nas regiões empobrecidas do Planalto Central e da baixa Artibonite irão se beneficiar do dinheiro de programas da Mercy Corps, em um número estimado de 250 mil transações.

O programa vem sendo desenvolvido desde setembro do ano passado. Nos últimos oito meses, Voila, Unibank e Mercy Corps realizaram uma série de pilotos para testar o novo serviço, medir a reação dos usuários e incorporar seus comentários na futura formação de processos e oferta de serviços. Em geral, a resposta inicial foi entusiástica, mostrando que os haitianos estão prontos a abraçar o dinheiro móvel como uma opção segura e confiável para suas necessidades bancárias.

Esta é a primeira fase do serviço de dinheiro móvel, chamado de ‘T-Cash’ (em crioulo, pouco dinheiro). Após a aprovação da regulamentação pelo Banque de la Republique d'Haiti's (o Banco Central do Haiti), Voila e Unibank pretendem expandir o T-Cash para ONGs e, posteriormente, oferecer uma ampla gama de serviços para a população desbancarizada, ampliando também o acesso aos serviços financeiros para haitianos em regiões não alcançadas pelas instituições financeiras tradicionais, em particular nas zonas rurais.

À medida em que outros bancos e operadoras de telefonia móvel prepararem seus próprios programas de e-wallet no Haiti, o Unibank e a Voila vão desenvolver uma rede global que permitirá a todos os haitianos realizarem transferências de dinheiro e concluírem transações comerciais (inclusive no e-commerce), sem prejuízo da proteção adequada aos consumidores e em conformidade com a regulamentação financeira.

Um comentário:

David disse...

No Brasil já temos este serviço porém ainda é incipiente, mas está crescendo rápido. Trata-se do PagTotal um serviço que permite transferência de dinheiro, pagamento e recebimento de cartões de crédito e benefícios (vales) tudo isso através do celular.

Para saber mais acesse: www.pagtotal.com.br

David