7 de set. de 2010

BC DA NAMÍBIA AUTORIZA BANCO PARA TRANSAÇÕES APENAS POR CELULAR

redação Serfinco 07/09/2010

O Banco Central da Namíbia autorizou a criação de um novo “mobile-only bank“, que vai operar apenas através das instalações locais do MobiCash.

O novo banco MobiCash tem foco na população rural sem acesso a serviços bancários. Os usuários do serviço terão de abrir uma conta e ter um saldo depositado na rede formada por agentes e lojas MobiCash. A conta corrente é associada a um número de telefone celular do usuário e pode ser usada para fazer transações entre pessoas, para pagamento de serviços públicos e para compras em estabelecimentos comerciais.

Ao conceder a licença, o Banco da Namíbia enfatizou que os custos de expansão da rede de agências impedem a penetração e alcance dos bancos convencionais em áreas remotas. Diante deste desafio, a iniciativa de m-banking surge como uma solução verdadeiramente inovadora para promover a inclusão financeira de uma grande parcela da população do país hoje desbancarizada.

O MobiCash é uma plataforma de pagamento móvel completa, que atua com qualquer telefone celular existente. As transações são seguras e assinadas com NSDT ™ (Near Sound Data Transfer), uma tecnologia que envia "cryptosounds" (sons encriptados) através de canais de áudio do telefone móvel para permitir o pagamento sem contato pelo aparelho.

Nenhum comentário: