25 de jul. de 2010

COM CIELO, CARTÃO AMEX AMPLIA A SUA ACEITAÇÃO

jornal Valor Econômico 02/07/2010 - Aline Lima

A parceira firmada ontem pelo Bradesco para que a Cielo passe a capturar as transações dos cartões American Express (Amex) fará com que o número de estabelecimentos comerciais credenciados para operar com a bandeira salte de 400 mil para 1,7 milhão, atual rede de cobertura da Cielo. "Essa é uma grande oportunidade para ampliarmos tanto a base de clientes, emitindo mais cartões, como também o índice de utilização do plástico", afirma Marcelo Noronha, diretor da Bradesco Cartões. O Bradesco detém os direitos do Amex no Brasil. "Ambas as frentes produzirão um impacto significativo nas receitas", completa ele, sem detalhar, porém, as projeções.

Na prática, o lojista cliente da Cielo vai precisar apenas de uma máquina (POS) para aceitar as três maiores bandeiras do mundo - Visa, Mastercard e Amex. "Os cartões Amex tinham uma cobertura restrita, apesar de ser um produto fantástico", avalia Rômulo Dias, presidente da Cielo. Naturalmente, a Cielo irá aproveitar a parceria para trabalhar com a marca Amex também no serviço de credenciamento do comércio, além de fazer a captura das transações. Os analistas do banco Fator Jaqueline Lison e Luiz Guilherme Fonseca observam que a parceria fortalece a atuação da credenciadora. O processamento e a liquidação das operações com Amex permanecem a cargo da Bradesco Cartões.

A Amex era a única das grandes bandeiras internacionais que ainda não havia definido qual modelo de atuação adotar para enfrentar a nova dinâmica do mercado de cartões. Ontem, no mesmo dia em que foi anunciada a parceria entre Cielo e Amex, entrou em vigor o fim da exclusividade entre bandeiras e credenciadoras. O diretor da Bradesco Cartões não descarta uma parceria com a Redecard, principal concorrente da Cielo. "Não há restrições", diz. "Vamos avaliar com o tempo." Hoje, um lojista que, eventualmente, fechar exclusividade com a Redecard, não pode aceitar Amex. A parceria entre Amex e Cielo seria natural, já que o Bradesco é também um dos controladores da credenciadora.

As operações da Amex foram compradas pelo Bradesco em 2006. A licença para emitir seus plásticos é válida por dez anos, sendo prorrogável por mais dez. A Amex conta com uma participação de mercado de 3,5%, número que inclui, além dos cartões de crédito, os de débito. A capilaridade da Cielo, presente em 98% dos municípios brasileiros, deve ajudar também a Amex a expandir sua atuação, hoje concentrada no Sudeste, para outras regiões do país.

Nenhum comentário: