29 de jul. de 2010

IMPOSSIBILIDADE DE ESTORNO COMPLICA DOAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO PARA CAMPANHAS

portal Agência Brasil 27/07/2010

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) enviou nesta terça-feria uma carta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que a corte reconsidere a questão do estorno de doações por cartão de crédito devido a fraudes. Segundo o diretor da Abecs, Rômulo Dias, esse é o principal impeditivo para que as doações com cartão de crédito deslanchem nestas eleições.

- Fica complicado, porque as credenciadoras são apenas um meio para repassar o dinheiro e não podem dar um dinheiro que não receberam. Do jeito que está, a credenciadora fica a ver navios - explicou.

A resolução do TSE que regulamenta as doações por cartão de crédito diz que o estorno, também conhecido como charge back, não pode ser feito.

- Mas acredito que vamos chegar a um bom termo - prevê Dias.

O diretor da Abecs disse que as doações de campanha são ainda mais suscetíveis a fraudes, já que são feitas pela internet.

- Com a máquina, a fraude acontece bem menos, é mais fácil controlar. Além disso, as fraudes geralmente acontecem com transições de maior valor, pois se a pessoa vai fraudar, já aproveita para dar um golpe maior.

Outro problema que foi detectado pelas operadoras é a proibição de doações com cartões corporativos ou internacionais.

- As credenciadoras não têm informações se o cartão é corporativo ou internacional, quem tem são os bancos ou as bandeiras.

Entretanto, Dias afirmou que o problema já está sendo solucionado com a criação de sistemas que transferem esse tipo de dados entre as bandeiras e as operadoras.

- Buscamos uma solução porque achamos que a preocupação do TSE é válida - completou.

Apesar das dificuldades, o representante das operadoras de cartão de crédito acredita que o sistema de doação será implantado com sucesso ainda este ano, mas não sabe estimar quanto de dinheiro será movimentado nem o aumento percentual em operações que a novidade acarretará.

- É muito prematuro fazer qualquer juízo se (a doação com cartão de crédito) vai pegar. Agora, estamos apenas preocupados em seguir a determinação da Justiça - disse Dias.

Nenhum comentário: