25 de jul. de 2010

O BRASIL DE PORTAS ABERTAS AOS CARTÕES PRÉ-PAGOS

portal Partner Report 19/07/2010 - Heloisa Valente

O brasileiro já está acostumado a usar os cartões pré-pagos em diversos setores como o de transporte, telefonia, alimentação e refeição. No entanto, há um universo de segmentos a serem explorados nos próximos anos. Entre eles, a área de saúde, a cultural e a chamada carteira eletrônica, mecanismo que poderá substituir os pagamentos em dinheiro em espécie pelo modelo pré-pago. Estimativa do GSPP - Grupo Setorial de Pré-Pagos, organização internacional que reúne empresas do setor, mostra que o faturamento dos cartões pré-pagos no Brasil deve alcançar em 2010 a marca de R$89 bilhões, crescimento de 15% sobre 2009.

Boanerges Ramos Freire, presidente do GSPP, diz que deste volume, R$34 bilhões virão da área de telefonia (mercado bem desenvolvido no País) e que o restante (R$55 bilhões) será resultado da movimentação dos outros segmentos. "No Brasil, o cartão pré-pago ainda é pouco representativo em relação ao seu potencial de desenvolvimento. Nos próximos anos, as atenções estarão concentradas na substituição do dinheiro para os serviços eletrônicos de pagamento. O conceito pré-pago pode ser melhor aproveitado em plástico (cartão físico) ou até mesmo pelos pagamentos móveis", conta. Mas a ideia, segundo o consultor, é introduzir o modelo pré-pago como forma de organização financeira das famílias e empresas e ampliar a praticidade na hora de pagar ou receber valores.

Ele comenta que a palavra-chave nesse ambiente é inclusão financeira. "Será desta vertente o maior crescimento e desenvolvimento do setor", diz. Boanerges cita os últimos dados de uma pesquisa do Banco Central sobre formas de pagamento de salários no País. Perto de 50% dos brasileiros que trabalham na construção civil ainda recebem seus pagamentos em dinheiro. Na região Nordeste, este índice sobre para 70%. "Com base nestes dados é possível vislumbrar um grande potencial de expansão dos cartões pré-pagos, apoiado na inclusão financeira desta população acostumada a utilizar em seu dia a dia somente o dinheiro como forma de pagamento", ressalta.

Assim, Governo (através de seus programas sociais), Empresas (com benefícios alimentação/refeição, gestão de compras como combustível), Varejo (por meio de produtos como cartão presente e carteira eletrônica) e o segmento de Saúde (através de soluções pré-pagas para o atendimento de consumidores que não têm planos privados) devem alavancar a utilização dos pré-pagos no Brasil. Atualmente, os pré-pagos representam 4,5% do consumo privado no País, mas a expectativa do GSPP é que este percentual possa dobrar em cinco anos e atingir 9,2% em 2015.

Uma solução recém-lançada por aqui na área de saúde é vista por Boanerges como exemplo de sucesso no segmento. A APPI, empresa de tecnologia da informação, lançou o cartão pré-pago de saúde com foco nos milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O cartão, voltado para as classes C, D, E, propõe uma nova forma de atendimento: com R$50,00 carregados no plástico, o usuário realiza consulta na rede credenciada e com valores maiores faz exames. A novidade já funciona no Rio de Janeiro (em parceria com a Unimed). A ferramenta une as duas pontas do negócio: consumidores sem plano de saúde e médicos credenciados para aceitar a solução, além de parcerias com rede de farmácias, como a Extrafarma, que passou a utilizar sua base de cartões próprios para agregar a função múltipla.

No C4

As diversas vertentes para a expansão dos cartões pré-pagos no Brasil será um dos assuntos em debate no C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, evento organizado pela Partner Conhecimento e que será realizado entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, em São Paulo. Boanerges Ramos Freire, também sócio-diretor da consultoria Boanerges & Cia, especializada em varejo financeiro, será um dos palestrantes. Em sua apresentação ele vai traçar um panorama geral dos Cartões Pré-Pagos no Brasil e suas perspectivas de expansão através de exemplos práticos. A área de exposição contará com players desse mercado que apresentarão ao público suas soluções em funcionamento. A programação completa do C4 está no site oficial www.congressoc4.com.br

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