25 de jul. de 2010

CARTÕES SÃO O CAMINHO PARA AMPLIAR CRÉDITO

jornal Brasil Econômico 16/07/2010 – Ana Paula Ribeiro

Com uma rede pequena, a saída encontrada pelo Banif para ampliar a concessão de crédito para as pessoas físicas foi a utilização de cartões. O objetivo é se associar a empresas, associações e principalmente clubes de futebol dentro da BanifCard. "Demos uma vestimenta especial a essa área. Vamos vender afinidades", diz o presidente do banco, Julio M. Rodrigues.

Os primeiros plásticos co- branded foram lançados junto com clubes de futebol: Portuguesa e Palmeiras. Agora, será a vez do Juventus. O executivo não revela quantos já foram emitidos e nem a meta para a base de cartões de crédito.

O início dessa área está ligado a essas parcerias porque o banco acredita no retorno que o futebol pode dar as empresas que patrocinam o esporte. O segundo passo será fazer parceria com associações ou redes de varejo.

Desafios

Embora esteja otimista com a área, Rodrigues revela que é um grande custo para o banco desenvolver cada produto. Isso porque, cada vez que a instituição cria novos serviços para atender a um programa de fidelidade ou faz uma diferenciação nas taxas de juros, é necessário criar um novo sistema. "Ainda é uma área embrionária e que possui um custo elevado para a criação de cada produto", afirma. Ainda assim, o Banif deverá criar plásticos exclusivos para a baixa renda.

Outro desafio na área de cartões, segundo Rodrigues, é lidar com os próprios parceiros. Há modelos, por exemplo, em que uma rede varejista coloca um teto máximo de juros que podem ser cobrados e estabelece qual será sua participação nas receitas. Isso pode limitar os ganhos do banco com a operação. "Nós que iremos emitir o cartão e desenvolver todo o sistema de cobrança e atendimento. Ainda assim, teremos de repassar uma participação ao parceiro", explica.

Apesar de acreditar que é uma área complexa, o executivo acredita que esse será o meio de ampliar as operações e conquistar uma maior base de clientes. "Queremos chegar ao varejo."

Outros bancos emitem plástico para clubes

O Banif não é o primeiro banco a emitir cartões co-branded com clubes de futebol.

0 Bradesco, por exemplo, possui uma gama extensa de plásticos que levam o nome de clubes, em especial os mais populares. Esses cartões podem ser encontrados tanto na bandeira Visa como na Mastercard.

Dos times de São Paulo, estão disponíveis cartões do Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo. Já no Rio, o banco criou cartões para o Flamengo, Fluminense e o Vasco.

O Citi, por meio da Credicard, também já teve a sua experiência com times de futebol. No passado, a instituição emitiu plásticos com os emblemas do Internacional de Porto Alegre e também do Sport Clube da Bahia.

Já no caso do Banco do Brasil, não há cartões específicos para os times de futebol. No entanto, devido à Copa do Mundo deste ano, fez as emissões dos plásticos Ourocard Visa Copa do Mundo FIFA 2010.

Nenhum comentário: