25 de jul. de 2010

BANIF VAI CRIAR ÁREA DE SEGUROS PARA ATENDER A BAIXA RENDA

jornal Brasil Econômico 16/07/2010 - Ana Paula Ribeiro

Embalado pela perspectiva de crescimento contínuo do consumo, o Banco Banif se prepara para alcançar uma maior participação no segmento de menor renda da população brasileira.

A aproximação será feita pela maior oferta do crédito - por meio das agências da instituição financeira, da promotora de venda e de parcerias no consignado -, reestruturação da área de cartões e criação de uma área de corretagem de seguros.

"O crescimento do consumo é muito grande e ainda assim a expansão da demanda é pequena em relação ao tamanho do país", avalia o presidente da instituição financeira, Julio M. Rodrigues.

O namoro do banco com essa parcela da população começou há pouco mais de três anos, quando criou Banif Financeira, também conhecida como Lusicred.

Nas 16 lojas, são explorados o crédito pessoal, o refinanciamento de veículos e o financiamento de automóveis. No caso dos empréstimos voltados ao consumo, a financeira atua com parcerias com o comércio varejista. Há ainda a atuação junto a promotores de venda para explorar os contratos de créditos consignados.

Como em outros bancos, o interesse está ligado à maior e melhor distribuição de renda no país nos últimos anos e aumento dos salários. Com mais dinheiro no bolso, esse público está disposto a consumir, mesmo que pagando juros.

É do crédito ao consumo que o banco espera que venha a maior parte do crescimento do crédito em 2010. No final do ano passado, a carteira total de empréstimos do banco era de R$ 1 bilhão, de acordo com Rodrigues.

"Devemos crescer em linha com o mercado", afirma o executivo. No entanto, os profissionais dessa área projetam uma expansão em torno de 20%, enquanto Rodrigues acredita que a carteira finalizará o ano em R$ 1,1 bilhão, o que daria uma expansão de 10%.

Na pessoa física, antes da abertura da financeira, o Banif trabalhava com um banco de relacionamento destinado ao público de maior poder aquisitivo.

Por isso, para se tornar mais conhecido no Brasil, o banco aposta em ações de marketing ligadas a clubes de futebol. Além disso, também oferece os mesmos produtos de crédito da financeira na rede de agências, que somam hoje 14.

Outro passo do banco no sentido de ampliar sua atuação junto as pessoas físicas é a criação de uma corretora de seguros, ainda na fase de estudos.

"É um novo processo no banco", diz. Já em fase operacional está a BanifCard, por meio do qual o banco acredita que também irá contribuir para chegar ao público de menor renda.

Empresas

O Banif está presente no Brasil desde 1989, quando adquiriu o Primus, banco de investimento localizado no Rio de Janeiro. Foi em 1999 que a instituição começou a operar como banco comercial.

No entanto, em um cenário de juros elevados, a opção foi dar maior prioridade nas operações de comércio exterior e no atendimento a empresas de pequeno e médio porte, no segmento conhecido como "middle market".

Embora os grandes bancos nos últimos anos tenham passado a explorar esse grupo de empresas, Rodrigues avalia que ainda assim há espaço para a oferta de produtos e serviços ao segmento. "O que estamos vendo hoje é apenas a ponta do iceberg. Há espaço para todos".

O banco também acredita no maior volume de operações do banco de investimento, uma vez que os juros estão mais baixos, estimulando investimento por parte das empresas. Ainda assim, a instituição vendeu neste ano a maior parte de sua participação da corretora no Brasil para a Caixa Geral de Depósitos.

O executivo afirma ainda que o Brasil é prioritário para o Grupo Banif e que a vantagem hoje é que a subsidiária brasileira não dependente mais de recursos da matriz. "Temos a nossa própria captação e sabemos que o Brasil é o país da década".

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