24 de jul. de 2010

BANDEIRAS DE CARTÃO FAZEM PARCERIAS PARA ENCARAR DISPUTA

jornal DCI 25/06/2010 - Ernani Fagundes

A partir de 1° de julho, o mercado de cartões deve sofrer mudanças com o aumento da competitividade do setor. Nessa data, acaba a exclusividade entre credenciadoras e bandeiras e as empresas se preparam para um segundo semestre mais dinâmico.

No tocante à legislação, o Banco Central trabalha com a ideia de reduzir o número de tarifas cobradas por cartões de crédito.

"O aumento da competição é sempre bom, tanto para consumidores quanto para as empresas que precisam inovar", considera a superintendente da Unidade de Negócios Premium da Credicard, Simone Katz.

A Credicard é responsável pela administração dos cartões do Citibank e da Diners no Brasil.

"Nessa primeira etapa são as credenciadoras que devem sofrer o impacto do aumento da competição", avalia Katz.

De acordo com a superintendente, a Credicard está preparada para o novo cenário. "O Citibank elegeu o Brasil como foco de seus investimentos e estamos recebendo aportes adicionais para ampliar nossa presença", revela a superintendente.

Questionada sobre o modo como essa presença será ampliada, Katz destaca as iniciativas. "Recentemente fechamos um convênio com Avon e MasterCard que nos dá acesso a um universo de 1,4 milhão de consultoras que vão oferecer nossos produtos", destaca Katz.

A superintendente, informa a Credicard, já está trabalhando com novos produtos. "Também fechamos parceria com a Credifibra em crédito consignado, além de um convênio com a rede Eletroshopping em cartões", informou a executiva da empresa de cartões.

Ainda na área de varejo, a Credicard revelou que está aumentando o investimento em marketing de promoções. "Criamos o cartão DSuper, que vale em qualquer supermercado e acumula bônus para compras", mencionou Katz.

De acordo com ela, sua companhia administra 6 milhões de cartões no Brasil. "São 800 mil do Citibank, 500 mil da Diners e 4,7 milhões da Credicard", concluiu a executiva.

MasterCard

O vice-presidente da área comercial da MasterCard, João Pedro Paro, diz que a bandeira deve se manter entre os líderes do setor. "Consolidamos nossa presença em praticamente 100% dos adquirentes - RedeCard, Cielo e Santander - e estamos presentes nos 40 principais emissores de cartão no País", citou Paro.

"Nossa missão agora é criar novos produtos e alavancar o número de clientes dos emissores", vislumbrou o vice-presidente.

Ao lhe ser perguntado como a bandeira fará esse trabalho, ele apontou o caminho da inovação. "Desenvolvemos o PayPass, o primeiro projeto de pagamento sem contato da América Latina, um cartão para pequenos valores que funciona com tecnologia de aproximação, sem precisar de senha ou assinatura", diz Paro.

Paro também mencionou que a tecnologia por aproximação também é utilizada em parceria com a rede de varejo Pão de Açúcar, e contou sobre o principal projeto deste ano.

"Para o segundo semestre, vamos por em prática o MasterCard Mobile, em parceria com o Itaú Unibanco, a RedeCard e a Vivo que permitirá o pagamento via celular", disse, citando o modo pelo qual a companhia deseja fidelizar mais clientes.

"O mercado de cartões vem crescendo num ritmo de dois dígitos nos últimos anos e devemos continuar investindo pesadamente em tecnologia para aumentar a capacidade e podermos suportar um aumento de 20% ao ano no volume de transações", destacou o VP da MasterCard.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) informou que o número de transações com cartão cresceu 18% nos últimos doze meses e que o número de cartões emitidos avançou 11% no mesmo período, para 591,7 milhões de cartões.

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