12 de fev. de 2011

ARGENTINA: TÁXI EM MAR DEL PLATA JÁ ACEITA CARTÃO DE CRÉDITO

redação Serfinco 12/02/2011 – notícia de Diego Geddes (Clarín.com)

Dinheiro ou cartão? A questão deixa de ser exclusiva para compras feitas nas lojas ou restaurantes. Em Mar del Plata, entrou em vigor o sistema de pagamento para os táxis com cartão de crédito. Esta é a primeira cidade da Argentina a incorporar este sistema, que não tem custo adicional e que oferece segurança para os passageiros e também para os motoristas.



De imediato, 250 táxis oferecem o serviço, dos mais de 2.000 existentes na cidade. É um projeto piloto mas a ideia é impor a solução a todos os táxis na cidade, de forma definitiva, até a próxima temporada.

Os veículos que já têm o sistema podem ser identificados pela placa fixada no teto, onde se lê "pague sua viagem com cartão de crédito”. O sistema é muito fácil de usar. Cada táxi é equipado com um telefone celular com conexão à Internet que funciona como terminal no negócio. Quando a viagem termina, o motorista digita o número do cartão e o valor da corrida e o passageiro confirma a operação digitando sua senha. Depois que a transação é aprovada. o usuário recebe um comprovante. Todos os cartões de crédito são aceitos e, em breve, também irá servir para cartões de débito.

A medida foi solicitada pela Empresa de Taxi Marplatense (Comartax) como uma medida de segurança para impedir a utilização de dinheiro, mas também é um serviço muito útil aos usuários locais e turistas de Mar del Plata. O sistema ainda traz vantagens ao eliminar a necessidade de troco.

A direção da Comartax estima que os motoristas que optarem pela solução devem faturar entre 50% e 60% no cartão.

Os taxistas que aderiram ao programa receberam treinamento para usar o serviço. A ideia é disseminar a iniciativa entre todos os táxis da cidade e não apenas aqueles filiados à cooperativa.

Nenhum comentário: