23 de fev. de 2011

RECEITA COM CARTÕES REPRESENTA QUASE 28%, DO FATURAMENTO COM SERVIÇOS

jornal Brasil Econômico 23/02/2011 – Thais Folego

O negócio de cartões ganha participação cada vez maior dentro da receita de serviços dos grandes bancos. O fatura- mento com os serviços de cartões (taxas de anuidade, de saque, de utilização do cartão no exterior, de comercialização de seguros e a taxa cobrada do lojista em cada transação) avançou em média 18'%, nos quatro maiores bancos em 2010, na comparação com 2009. No mesmo período, a receita total com serviços avançou 13%.

Com isso, as receitas de cartões já representam 27,9% do faturamento dos bancos com serviços, que inclui ainda as taxas de administração de fundos de investimento, despesas de conta corrente, tarifas de cobrança, taxa de abertura de crédito, cheque especial, entre outras. No Itaú, essa proporção chega a 37%.

"Os bancos têm interesse estratégico no negócio de cartões, pois eles reforçam o relacionamento com os clientes, sejam eles pessoa jurídica ou física", afirma Luis Santacreu, analista de Instituições Financeiras da Austin Rating.

Mais ganhos

Santacreu observa que a receita com serviços de cartões é só unia parte do que as instituições ganham com o dinheiro de plástico. No segmento pessoa física, há ainda o ganho financeiro, de risco de crédito e fi nanciamento rotativo no cartão, que entram na conta de receita de crédito das instituições. Entre as pessoas jurídicas, há a antecipação de recebíveis dos cartões para os lojistas. Isso sem contar a participação que os bancos têm em credenciadoras de cartões, caso do Itaú na Redecard, Bradesco e Banco do Brasil na Cielo e a parceria do Santander com a GetNet. "O produto propicia ganhos em várias frentes", afirma Santacreu.


Por conta disso, as instituições investem cada vez mais no produto. BB e Bradesco, por exemplo, com o lançamento da bandeira Elo, que tem grande foco nas classes C e D; a Caixa na exploração da base do Panamericano -- obviamente depois que os atuais problemas forem resolvidos; e Itaú na parceria com postos de gasolina, supermercados e companhias aéreas.

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