16 de fev. de 2011

SARAIVA COMEÇA OPERAÇÕES NO SETOR DE TURISMO ON-LINE

jornal Folha de S. Paulo 16/02/2011 – Camila Fusco


De olho em um mercado que movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano, a Livraria Saraiva inicia hoje as vendas on-line de viagens.

Com um portal específico, o Saraiva Viagens, a companhia pretende vender pacotes turísticos, passagens de 900 companhias aéreas -para 150 destinos-, além de reservas em 80 mil hotéis no Brasil e no exterior.

A intenção, segundo Marcílio Pousada, presidente da Livraria Saraiva, é incluir a venda de viagens no catálogo de serviços.

Hoje já são oferecidos pela empresa a venda de garantia estendida e seguros, suporte a eletroeletrônicos e assistência técnica.

A Saraiva vai operar em parceria com a ViajaNet, companhia que atua no setor desde 2009.

Com o serviço, a livraria deverá concorrer com portais como Submarino Viagens, da B2W, Decolar.com, com os sites das companhias aéreas e também com os das operadoras de turismo, como a CVC.

"Estimamos que serviços como o de viagens atingirão 10% do total de faturamento da empresa em quatro anos", afirma Pousada.

Isso significa que, em valores atuais, o potencial é que o segmento chegue a R$ 100 milhões até 2014.

Atualmente, as operações de e-commerce da Saraiva representam mais de um terço das vendas da livraria.

Em 2009, dos R$ 951 milhões em vendas líquidas, R$ 338 milhões vieram de comércio eletrônico. Os resultados de 2010 serão divulgados no mês que vem.

Com a oferta de viagens, a companhia pretende ainda impulsionar a venda de livros e conteúdos relacionados ao turismo, no modelo de venda cruzada.

Em janeiro, 22 milhões de brasileiros (ou 51% do total dos internautas) navegaram em sites de turismo, segundo o Ibope Nielsen Online.

"Ao lado dos sites de automóveis, os portais de viagens estão entre os que mais cresceram em audiência", explica José Calazans, analista do Ibope.

Em cifras o crescimento também é visível. A venda de pacotes turísticos e de passagens subiu 33% no ano passado e, segundo a consultoria E-Consulting, a meta é encerrar o ano com R$ 7,2 bilhões em faturamento.

Nenhum comentário: