18 de fev. de 2011

PESQUISA CONCLUI QUE 85% DOS SISTEMAS CORPORATIVOS ESTÃO SUJEITOS A FRAUDE

portal PEGN 17/02/2011

Pelo menos uma ameaça ou ponto de vulnerabilidade existe em 85% dos sistemas corporativos ou de pagamento, aponta pesquisa realizada pelo laboratório de segurança SpiderLabs, da Trustwave. A empresa norte-americana presta serviço de segurança de dados. Na versão 2011 do relatório anual foram feitos mais de 2.000 testes de invasão em cerca de 220 companhias provenientes de 15 países.

O estudo conclui que, entre os sistemas que apresentam vulnerabilidade, 90% registraram incidentes efetivos, como roubo de senhas ou dados sensíveis. Segundo a Trustwave, os resultados indicam não só a falta de proteção dos sistemas mas também que os criminosos estão cada vez mais estruturados e especializados em novas tecnologias com o propósito de fraudar empresas.

No relatório deste ano, verificou-se aumento significativo de ataques direcionados às empresas do setor alimentício e bebidas (bares e restaurantes), com 57% das ocorrências, seguido do setor de varejo (lojas e supermercados), com 18%. Juntos, esses segmentos somam 75% dos casos de fraudes.

O roubo de dados confidenciais de cartões de pagamento representa a maior parcela dos casos de ataque, com 75% das fraudes. Na sequência aparecem as vulnerabilidades existentes em estações de trabalho de empregados de grandes companhias - responsáveis por 11% do total de casos descobertos - e o comércio eletrônico - com 9% dos ataques.

Na comparação entre roubo de informações e dados de cartões de pagamento, este último continua sendo a esmagadora maioria na preferência dos criminosos, com 85% dos casos.

Nenhum comentário: