15 de fev. de 2011

RESULTADO DA LOJAS MARISA APRESENTA ALTA DE 8%

jornal Valor Econômico 15/02/2011 - Téo Takar

A Lojas Marisa ampliou seu lucro líquido em 47,7% em 2010, para R$ 208,7 milhões. Apenas no quarto trimestre, a varejista de roupas lucrou R$ 87,6 milhões, 8,1% a mais do que em igual período de 2009.

A receita líquida aumentou 18,2% em um ano, atingindo R$ 2,07 bilhões. No trimestre, a alta foi de 19,4%, para R$ 707,2 milhões.

Pelo conceito mesmas lojas, a expansão das vendas da Marisa foi de 13,2% em 2010 e de 8,8% no quarto trimestre. A companhia abriu 53 lojas no ano passado, sendo 38 unidades apenas nos últimos três meses do ano, encerrando o período com 277 lojas, sendo 204 no conceito Marisa Ampliada, 59 Marisa Feminina e 14 Marisa Lingerie.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) cresceu 36,2% no ano, para R$ 383,5 milhões. No trimestre, foi de R$ 148,6 milhões, com alta de 17,2%.

O cartão Marisa chegou à marca de 11,2 milhões de plásticos em dezembro, 14,8% a mais do que um ano antes. No trimestre, a empresa conquistou 494,4 mil contas novas em relação ao trimestre anterior.

As vendas pelo cartão Marisa cresceram 2,7% no trimestre, para R$ 407,3 milhões, o equivalente a 49,8% do total das vendas de mercadorias no período. No mesmo trimestre de 2009, o cartão havia respondido por 56,6%. A empresa atribuiu a queda na participação do cartão à abertura de lojas, uma vez que os novos clientes ainda não possuem o plástico.

A Marisa ampliou sua dívida bruta em 86,0% entre o terceiro e o quarto trimestre, para R$ 577,8 milhões, devido a novas linhas de financiamento para bancar o plano de expansão. No trimestre, os investimentos totalizaram R$ 99,1 milhões, ante os R$ 26,0 milhões investidos no mesmo período de 2009.

Nenhum comentário: