20 de fev. de 2011

PORTUGAL: VIA VERDE ESTUDA FACILITAR O PAGAMENTO DE PEDÁGIO AOS TURISTAS

redação Serfinco 19/02/2011

A Via Verde, prestadora de serviço de pagamento eletrônico de pedágio (equivalente ao Sem Parar brasileiro), está desenvolvendo uma solução voltada aos motoristas estrangeiros. A iniciativa permitiria aos não residentes em Portugal pagarem os pedágios utilizando seus cartões de crédito.

O plano é disponibilizar o recurso antes do início da cobrança de pedágio nas rodovias SCUT Beiras Litoral e Alta, Interior Norte, Beira Interior e Algarve, previsto para o dia 15 de abril deste ano.

A ideia é que o condutor do veículo, ao entrar em território português, dirija-se a uma área de serviço e alugue um dispositivo temporário para estrangeiros, pagando uma caução com seu cartão de crédito. Quando for deixar o país, entrega o identificador para leitura e paga as despesas (deduzidas da caução) com seu cartão de crédito.

Outro projeto em que a Via Verde vem trabalhando, com previsão para entrada em vigor daqui a dois anos, é o de interoperabilidade ibérica. O objetivo é permitir que portugueses e espanhóis utilizem um único identificador para circular na rede de autoestradas dos dois países.
Desde a privatização de autoestradas, realizada no último trimestre de 2010, a Via Verde já vendeu 180 mil tags de identificação.

Em Bruxelas, um outro projeto está sendo preparado para lançar um serviço eletrônico europeu de pedágios (SEEP) que permite aos motoristas pagarem as tarifas de utilização de autoestradas em toda a União Europeia utilizando apenas um serviço e equipamento.

Nenhum comentário: