16 de fev. de 2011

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO ITAÚ ALCANÇA 7 MIL CLIENTES

portal Paranashop 15/02/2011

Pouco mais de um ano após seu lançamento oficial, o Crédito Universitário Itaú (www.paguemetade.com.br) alcançou 7.000 clientes em todo o país. Atualmente, o produto está disponível em 30 grandes grupos educacionais parceiros do Itaú Unibanco, espalhados em quase 300 campi em 24 Estados.

Do total de clientes, cerca de 80% são os primeiros na família a cursar faculdade. “O produto foi desenvolvido para contribuir com a educação do país ao permitir e facilitar o acesso de jovens das classes B e C ao ensino superior privado”, afirma Carlos Zanvettor, diretor da área de Crédito ao Consumo do Itaú Unibanco.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, conduzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ligado ao MEC) o Brasil conta com cerca de 5,9 milhões de estudantes universitários – o que resulta em apenas 10% da população até 35 anos possuir nível superior. Se o dado for comparado aos nossos vizinhos Argentina, Chile, México - cujo indicador excede os 20%-30% - ou aos países mais desenvolvidos da OCDE – ultrapassando a faixa de 50% -, constata-se que há muito o que evoluir.

O mesmo levantamento indica que, até 2009, o Brasil contava com 2.069 faculdades privadas, que correspondem a 89,4% de todas as instituições de ensino superior do país. Há ainda dados disponíveis que dão conta de haver 1,6 milhão de vagas ociosas na rede particular de ensino superior. “Acreditamos que a iniciativa de oferecer crédito universitário possa ajudar os estudantes que hoje não têm acesso à faculdade, contribuindo para formar mais mão de obra qualificada de que o país necessita”, diz o executivo.

A linha está disponível tanto para calouros como veteranos, e estes últimos podem contratar a qualquer momento do curso, inclusive com opção de incluir eventuais mensalidades atrasadas com a universidade.

A contratação é simples e realizada na própria secretaria da universidade, sem burocracia nem necessidade de abrir conta corrente. O contrato é semestral e o aluno decide no início de cada novo período se necessita continuar ou não com o apoio do Crédito Universitário Itaú. A parcela a ser paga por quem contrata esse crédito é equivalente a pouco mais da metade da mensalidade. Não há limite mínimo ou máximo de empréstimo, e todas as contratações passam por uma análise básica de crédito. As taxas de juros são subsidiadas – um curso de 4 anos é financiado em 8 anos com juros médios de 0,60% a 0,65% ao mês, ou 6% a 8% ao ano. É necessário indicar um tutor responsável pelo pagamento com renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade.

“Importante lembrar que, nessa fase, além de arcar com o pagamento da universidade, os estudantes de nível superior têm outras demandas, como cursos de línguas, cursos técnicos ou participar de atividades sociais necessárias para complementar a experiência universitária e aprofundar relacionamentos que podem ser importantes no futuro profissional”, afirma Zanvettor.[itau@inpresspni.com.br]

Nenhum comentário: