15 de fev. de 2011

SANTANDER E GRAMEEN LANÇARÃO MICROCRÉDITO NO BRASIL

portal Economia & Negócios 15/02/2011 - Agencia Estado

O banco Grameen Trust, de Bangladesh, fará parceria com o Santander para lançar programa de microcrédito no Brasil em 2012. O banco espanhol fará um investimento total de US$ 6 milhões para a chegada do Grameen ao País.

O Grameen Trust é uma empresa irmã do pioneiro nessa modalidade, o Grameen Bank, fundado em Bangladesh há 35 anos pelo professor Muhammad Yunus. Em 2006, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela iniciativa de dar crédito à baixa renda, em muitos casos, para pessoas que não têm como comprovar renda e residência.

Atualmente, existem 150 instituições de microfinanças apoiadas pela Grameen Trust em 40 países. O Grammen Bank atingiu 8,35 milhões de clientes em Bangladesh, e 10,8 milhões em todo o mundo.

O Santander começou a operar com microcrédito no Brasil há oito anos e é o maior banco privado a atuar na área. A operação do banco começou com um programa piloto na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Desde então, já atendeu mais de 200 mil pequenos empreendedores. O total de desembolsos alcança R$ 800 milhões, segundo comunicado do banco.

De acordo com informações do Santander, o pagamento em dia do crédito chega a 97% e a taxa de perda não passa de 0,5%. Além disso, 65% dos clientes renovam o financiamento para continuar expandindo o empreendimento.

Nenhum comentário: