12 de fev. de 2011

CHILE: APENAS ENTRE 1% E 5% DAS RECARGAS DE CELULARES SÃO FEITAS COM CARTÃO

redação Serfinco 12/02/2011- notícia de Natalia Torres (El Mercurio)

Há mais de 10 anos, o reinado dos cartões pré-pagos era absoluto: a totalidade das recargas de celulares se realizava por esse meio. Mas hoje, apenas entre 1% e 5% das recargas são feitas com esses cartões. As operadoras de telefonia móvel têm potencializado o uso do sistema eletrônico, com a abertura de mais pontos de venda, como em caixas eletrônicos, lojas e farmácias, farmácias, lojas, além de permitir a carga de valores cada vez mais baixos.

“Em 2007, cinco entre 10 clientes faziam recargas através de meios eletrônicos, um número que atualmente ascende a 99%", disse Cristián Schalscha, gerente de desenvolvimento de mercado para a Movistar.

A indústria estima que em 2010 os usuários de celulares pré-pagos recarregaram, em média, US$ 40 bilhões por mês, com as transações eletrônicas superando 20 milhões de operações por mês.

Um dos fatores que fizeram as empresas incentivarem o uso do meio eletrônico foi a isenção de risco de falta de estoque. "Vender os cartões não é o sistema ideal. Por ser um meio físico, se o estoque se esgota, o serviço deixa de estar disponível aos clientes", disse Rodrigo Cornejo, gerente de meios de recarga da Claro Chile.

Outro benefício importante do sistema eletrônico é a eliminação de fraudes nas ligações
.
No caso da Claro Chile, em 2007, 65% das transações foram feitas com cartões e 35% através da recarga eletrônica; em 2010, a situação se inverteu para 4% e 96%.

Nenhum comentário: