12 de fev. de 2011

PESQUISA ACI APONTA FRAUDE DE CARTÃO EM ASCENSÃO NO MUNDO

redação Serfinco 12/02/2011

Quase um terço das pessoas foi vítimas de fraude de cartão nos últimos cinco anos, passando de um quinto há apenas 18 meses. Os dados foram revelados em pesquisa conduzida em oito países, sob encomenda da ACI Worldwide.

A empresa Research Now questionou 4200 pessoas em 14 países. Nos oito países também investigados em uma pesquisa em meados de 2009, houve um salto de 60% em 29% dos entrevistados.

No Reino Unido, o percentual de crescimento foi ainda maior, passando a 33%, ante 27% há apenas 18 meses, o que significa que um número estimado de 14,6 milhões de consumidores do país foram vítimas de fraude de cartão nos últimos cinco anos.

Em todos os 14 países, 41% mudariam ou estudariam mudar de instituição financeira em razão de serem vítima de fraude de cartão ou conhecer alguém que tenha sido. Por outro lado, 45% estariam dispostos a permanecer com seus atuais bancos, dependendo da qualidade do serviço recebido, fato que destaca a importância do atendimento e da resposta ao cliente quando a fraude acontece.

No Reino Unido, 37% dos consumidores consideram provável a mudança ou troca de instituições financeiras após a incidência de fraude de cartão, uma queda em relação à posição registrada em 2009 (41%). O posicionamento vai ao encontro do fato de que apenas 14% dos britânicos estão insatisfeitos com o tratamento que recebem dos bancos, abaixo apenas dos norte-americanos, com 12%, e dos australianos, com 10%, e muito à frente da Índia, com 41% de insatisfação, e de Dubai, com 38%.

No Reino Unido, a velocidade com que o dinheiro é devolvido após a fraude é o principal motivo para a satisfação dos clientes (40%), seguida de perto pela capacidade das instituições financeiras em identificar a fraude antes dos correntistas (34%).

Esta é uma avaliação que se repete em todo o mundo, embora surpreendentemente os clientes nos Estados Unidos digam que a capacidade de seu banco para identificar a fraude antes deles (40%) é mais importante do que receber o dinheiro de volta rapidamente (32%).

Apesar da alta incidência de fraude no cartão, 81% das pessoas confiam que sua instituição financeira irá protegê-los. Ainda assim, mais de 50% delas querem ser contatadas por celular, seja com um telefonema ou por SMS, se seus bancos notarem atividade suspeita em seu cartão. No Reino Unido, esse número cai para apenas 39%.

Nenhum comentário: