12 de fev. de 2011

BILHETAGEM ELETRÔNICA É UNIFICADA EM NATAL

jornal Diário de Natal 12/02/2011 - Maiara Felipe

Os usuários do transporte público de Natal poderão contar com um único cartão para usar o ônibus e o opcional. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, decretou ontem, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM), a integração do sistema de transporte opcional ao Sistema Automatizado de Bilhetagem Eletrônica (Sabe).

O novo sistema é um tipo de bilhetagem unificada para o transporte público. Apesar de não ter data definida para começar, o decreto já aponta como serão as mudanças para o usuário. O passageiro poderá utilizar o mesmo cartão nos ônibus e nos opcionais, porém, o bilhete terá dois chips, um para cada tipo transporte. O NatalCard continuará sendo o cartão vigente e será substituído gratuitamente por um outro cartão com a nova tecnologia.

De acordo com o decreto, "o sistema NatalCard de bilhetagem eletrônica passará a ser executado através da comercialização de cartão único, com duas áreas de memória independentes, sendo uma destinada ao Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus e, a outra, destinada ao Serviço Opcional de Transporte Público". A publicação determina ainda que o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Seturn) deixará de comercializaros cartões com uma área de memória e os cartões já comercializados serão substituídos gratuitamente.

No DOM está previsto, que somente participarão do Sistema Automatizado os veículos opcionais, cujos permissionários tenham se reunido em cooperativas de transporte com no mínimo 50 membros. Esses permissionários também tiveram suas eventuais multas, até a data de publicação do decreto, perdoadas pela prefeitura.

Atualmente, Natal conta apenas com uma cooperativa, a Transcoop. "Como não tinha negociação com o Sindicato, nós fundamos uma cooperativa", disse a presidente Edileuza Queiroz que já esteve à frente do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do RN (Sitoparn). Edileuza afirma que o cartão será recarregado em um só local para os dois transportes. A Transcoop espera se reunir o mais rápido possível com o Seturn para definir a comercialização das passagens.

Os 60 carros da cooperativa que estão aptos a aceitar o Natalcard serão adesivados. " Ao todo são 167 opcionais em Natal, eu espero que eles se juntem a nós ou fundem outra cooperativa. Tentamos a bilhetagem individual, mas não deu certo", declarou Edileuza. Para ser associado da Transcoop é necessário pagar uma taxa de R$ 50, que segundo Edileuza, é revertida em benefícios aos cooperados.

O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, informou que terá uma reunião na próxima segunda-feira, às 11h, com todas as empresas de ônibus ligadas ao sindicato. Na ocasião, será discutida como definitivamente funcionará o sistema. " Dois chips em um só cartão vai permitir ao usuário escolher o que ele vai querer usar ", opinou.

Nenhum comentário: