1 de fev. de 2011

CONSULTAS AO SCPC SOBEM 8,2% NO MÊS DE JANEIRO, APONTA ACSP

portal Valor Online 01/02/2011 - Tatiana Schnoor

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) – um termômetro das vendas a prazo do comércio – registraram crescimento de 8,2% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, com o mesmo número de dias úteis.

Segundo o levantamento, as consultas ao SCPC/Cheque – termômetro das vendas à vista – subiram 11,6%, usando a mesma base de comparação.

Na média dos dois sistemas (SCPC e SCPC/Cheque), as vendas ainda cresceram 9,9%. Junto com o aumento das vendas, elevou-se também a taxa de inadimplência em 7,8% em janeiro deste ano, na comparação o mesmo período do ano passado.

Os cancelamentos de registros no SCPC cresceram 2,5%, refletindo a menor oferta de crédito para renegociação de dívidas, impactada pelo aumento do recolhimento de depósitos compulsórios pelo Banco Central, anunciadas no início de dezembro de 2010.

"Embora o crescimento das vendas seja satisfatório, o ligeiro aumento da inadimplência recomanda cautela por parte tanto do lojista como do consumidor", disse Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações do Estado de São Paulo (Facesp).

Nenhum comentário: