11 de fev. de 2011

AMBULANTES JÁ ACEITAM CARTÕES DE CRÉDITO EM RIBEIRÃO

portal A Cidade 11/02/2011 - Nicola Tornatore

Vendedores ambulantes que atuam em Ribeirão Preto já aceitam cartões de crédito como forma de pagamento. Quem circula por bares e restaurantes tem a opção de comprar de rosas a doces mesmo sem dinheiro vivo na carteira.

O avanço do chamado "dinheiro de plástico" em um setor até pouco tempo atrás informal não tem estatísticas oficiais, mas a ampliação ano a ano do uso de cartões pode ser medida pelos números da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, que registrou um crescimento de 11% ano passado, em relação a 2009.

Deivit Gabriel Rinaldi de Sá, de 21 anos, é um exemplo de vendedor ambulante que aderiu à forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros na atualidade. "Trabalho com a venda de flores desde os nove anos e há dois meses, depois de muitas sugestões de clientes, tornei-me um microempreendedor individual", explica.
Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. O empreendedor individual pode faturar no máximo R$ 3.000 por mês e tem como maior vantagem a obtenção de CNPJ, o que possibilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais - como os cupons das maquininhas das operadoras de cartões.


Deivid paga R$ 80,00 por mês para usar a máquina sem fio da rede Card e mais 3% do meu faturamento para as operadores Visa e Master. Ele diz que vale a pena. "Minhas vendas aumentaram mais de 20%", conta. A ideia de aceitar cartões de crédito e débito partiu de pessoas que ele abordava em seu trabalho noturno.

"Muitos me diziam que gostariam de comprar uma rosa para a namorada, mas que não tinham dinheiro na carteira. Falavam que, se eu aceitasse cartões, comprariam. Agora, para quem fala isso, eu tiro a maquininha de dentro de uma sacola. Muitos caem na risada e compram", comemora o novo empreendedor.

Nenhum comentário: