11 de fev. de 2011

NOKIA E MICROSOFT CONFIRMAM RUMORES E FIRMAM PARCERIA

portal IT Web 11/02/2011

Confirmando especulações feitas no mercado há semanas, Nokia e Microsoft anunciaram, nesta sexta-feira (11/02), em Londres (Inglaterra), uma parceria para a criação de um novo ecossistema mundial para aparelhos móveis.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

A decisão veio após a fabricante finlandesa abrir mão de seus sistema operacional (SO), o MeeGo, antes mesmo de seu próximo smartphone ser lançado. Essa decisão trouxe especulações sobre o futuro do SO e da própria estratégia da Nokia.

“A parceria aumenta nossas escalas, o que resultará em benefícios relevantes para nossos consumidores, desenvolvedores, operadoras e para nossos negócios ao redor do mundo. Estamos muito empolgados com o futuro da jornada que acabamos de embarcar juntos”, explicou, por meio de nota, o CEO da Nokia, Stephel Elop.

No blog da fabricante de celulares, foram dados algumas informações sobre a parceria “enquanto os detalhes do negócio ainda são trabalhados”. “Existem outros ecossistemas móveis. Nós vamos enfrentá-los e mexer com suas estruturas”, garantiu.

* A Nokia adotará o Windows Phone como sua estratégia primária para smartphones, inovando a plataforma já existente em áreas como imagem, onde a Nokia é líder de mercado.
* A fabricante vai ajudar a guiar e definir o futuro do Windows Phone. A Nokia contribuirá com seu expertise em design de hardware, suporte aos idiomas e ajudará o Windows Phone a alcançar um maior número de segmentos de mercado, pontos-de-venda e localidades.
* As empresas vão trabalhar juntas no desenvolvimento, juntando iniciativas de marketing e alinhando planos para a evolução dos dispositivos móveis.
* O sistema de busca Bing vai fortalecer os serviços de buscas da Nokia em aparelhos e serviços, dando aos consumidores acesso à nova geração de capacidades do Bing. O Microsoft adCenter será o provedor de serviços de publicidade para a linha de aparelhos e serviços da Nokia.
* Nokia Mapas se tornará uma parte dos serviços de mapas da Microsoft. Por exemplo, o serviço será integrado ao mecanismo de busca Bing e ao Microsoft adCenter formando um serviço único, com busca local e experiência de publicidade.
* Os extensos acordos da fabricante com operadoras para pagamento em conta farão com que seja mais fácil para os usuários comprarem os serviços do Nokia Windows Phone em países onde o uso de cartões de crédito é baixo.
* As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft serão usadas para criar aplicativos que irão rodar no Nokia Windows Phone, permitindo aos desenvolvedores acesso fácil a todo o ecossistema global que estamos criando.
* A Microsoft vai continuar investindo no desenvolvimento do Windows Phone one e serviços relacionados para que seus clientes possam fazer mais com seus telefones em seu trabalho ou vida pessoal.
* A loja de conteúdo e aplicativos da Nokia vai ser integrada com a Microsoft Marketplace, trazendo uma experiência de compra unificada para o consumidor.

“Juntos, nós temos algumas das marcas mais admiradas no mundo, incluindo Windows, Office, Bing, Xbox Live, NAVTEQ e Nokia. Nós também compartilhamos o entendimento do que deve ser feito para construir e manter um ecossistema móvel, incluindo toda experiência – do aparelho para o software, para os aplicativos, serviços e mercado”, disse Elop.

Nenhum comentário: