1 de fev. de 2011

PERSPECTIVA DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR TEM OITAVA QUEDA SEGUIDA, DIZ SERASA

portal InfoMoney 01/02/2011

Pelo oitavo mês consecutivo o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres registrou queda no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta terça-feira (1).

Em dezembro do ano passado, o indicador registrou retração de 1,1% - para 100,1 pontos, o que aponta, segundo as estatísticas verificadas, que a desaceleração deverá prosseguir ao longo de todo o primeiro semestre de 2011.

Conjuntura

Na avaliação dos técnicos da Serasa, o ambiente de aperto monetário (elevações da taxa selic, aumento dos compulsórios e adoção de medidas macroprudenciais), combinado com um nível de endividamento mais elevado do consumidor, determinará uma evolução menos acelerada do crédito ao consumidor em 2011 (com recursos livres).

A projeção informada pelos especialistas se pauta na expansão de aproximadamente 19% registrada no ano passado. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor tem o objetivo de antever, em um horizonte de seis meses, as concessões reais de crédito ao consumidor.

Empresas

Já no Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas pode-se constatar a sua primeira queda mensal, algo que não ocorria desde fevereiro de 2009. Em dezembro passado, o indicador recuou 0,2%, atingindo o valor de 106,8.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aperto monetário em vigor deverá também produzir impactos restritivos sobre o crédito às empresas, entretanto numa intensidade menor que ao crédito às pessoas físicas.

Nenhum comentário: