10 de fev. de 2011

MOBILIDADE CHEGA À PEQUENA EMPRESA

jornal Folha de S. Paulo 09/02/2010 – Amanda Demetrio

O crescimento dos pagamentos feitos por celular também ajuda empresas de pequeno porte e profissionais liberais, possibilitando que eles recebam pagamentos no cartão de crédito.

Um aplicativo para celulares Android desenvolvido pela MoIP Pagamentos em parceria com a Menki ajuda os lojistas a receber dinheiro.

Para fazer isso, ele precisa apenas ter um aparelho com o sistema do Google e instalar o programa. Ao receber o dinheiro de uma conta, o comerciante digita os dados do cartão e a plataforma faz o processamento.

"Você faz o cadastro e se coloca como vendedor. São validadas algumas informações e você pode aceitar pagamentos com o uso do cartão de crédito", explica Igor Senra, presidente da MoIP.Para mais informações, acesse menkimobile.com.br.

O serviço Square (squareup.com) tem uma função parecida. O pequeno empresário recebe uma espécie de leitor de cartões, que pode ser acoplado a celulares (iPhone e Android) ou ao iPad, e passa a receber pagamentos de cartão de crédito.
Mas o serviço ainda é restrito aos residentes nos Estados Unidos. Para usar o serviço, é preciso ter ao menos uma conta bancária e um endereço físico no país, além de um número de seguro social norte-americano.

As grandes redes também demonstram interesse no pagamento móvel. A Starbucks anunciou recentemente que seus consumidores nos Estados Unidos podem pagar suas contas usando um aplicativo para iPhone, iPod touch e alguns aparelhos BlackBerry.
Por meio do programa, o usuário pode carregar uma espécie de cartão da loja com seu cartão de crédito. Na hora de pagar, é só passar o aparelho na frente de um scanner, que lê um código de barras exibido na tela do smartphone.

Tanto investimento tem uma razão clara. Levantamento divulgado pela consultoria Gartner no meio do ano passado mostrou estimativas que o número de usuários de sistemas de pagamentos durante o ano de 2010 deve contabilizar mais de 108,6 milhões.

Nenhum comentário: