10 de fev. de 2011

LUCRO DA CIELO CRESCE 19% EM 2010 E SOMA R$ 1,8 BILHÃO

portal Economia & Negócios 10/02/2011 - Altamiro Silva Junior (Agência Estado)

A Cielo, empresa que credencia estabelecimentos comerciais para bandeiras de cartões, anunciou lucro líquido de R$ 444,5 milhões no quarto trimestre de 2010, uma alta de 0,6% ante igual período do ano passado e uma queda de 9% na comparação com o terceiro trimestre de 2010. A empresa também informou ganho de R$ 1,830 bilhão para o ano de 2010, expansão de 19,1% ante o ano anterior. O resultado foi apresentado no padrão contábil internacional IFRS.


A geração de caixa medida pelo Ebitda ficou em R$ 606,3 milhões no quarto trimestre de 2010, queda de 5,5% na comparação com igual trimestre de 2009. No ano passado, o indicador ficou em R$ 2,564 bilhões, aumento de 13,1% ante o ano anterior. Já a margem Ebitda caiu no trimestre, refletindo o aumento da competição no setor desde a abertura do mercado de credenciamento, em julho do ano passado. Esse indicador fechou o quarto trimestre de 2010 em 58,4%, ante 66,3% em igual período do ano anterior.

"O novo ambiente competitivo pressionou as margens, os preços e a nossa participação de mercado", destaca a empresa no demonstrativo de resultados, referindo-se à abertura do mercado de credenciamento. "Este novo cenário continuará representando um grande desafio e demandando ajustes em 2011."

A Cielo registrou maior volume de operações em seus terminais. A empresa capturou R$ 74,1 bilhões em transações com cartões de crédito e débito no quarto trimestre, representando um aumento de 20,4% sobre o registrado no mesmo período de 2009 e de 10,1% ante o terceiro trimestre de 2010. Desse total, R$ 44,9 bilhões foram transações com cartões de crédito. Ao todo, foram 1,108 bilhão de transações processadas pelos terminais da empresa.

A razão do crescimento no faturamento da empresa foi a expansão do mercado de cartões de crédito, que teve alta de 20% nos volumes em 2010, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Outro fator foi a abertura do mercado de credenciamento. Desde julho, o contrato de exclusividade da Cielo com a Visa acabou e a empresa começou a prestar serviços para outras bandeiras, aumentando o total de transações em seus terminais (chamados de POS). A Cielo começou a capturar transações para a MasterCard, American Express, Sorocred e Ticket.

A Cielo fechou dezembro com 1,14 milhão de estabelecimentos comerciais credenciados, alta de 0,6% em comparação com o mesmo mês de 2009.

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