9 de fev. de 2011

´JUROS AO CONSUMIDOR SOBEM PARA 6,85% A.M. EM JANEIRO, A MAIOR TAXA EM SETE MESES

portal InfoMoney 09/02/2011 - Gladys Ferraz Magalhães

A taxa média de juros cobrada nos financiamentos à pessoa física avançou 6 pontos-base em janeiro. No primeiro mês do ano, os juros médios ficaram em 6,85% ao mês, sendo esta a maior taxa de juros média desde junho de 2010. Em dezembro, a taxa era de 6,79%.

Com relação à taxa média registrada no mesmo período do ano passado, houve recuo de 2 pontos-base, uma vez que, em janeiro daquele ano, a taxa média era de 6,87% ao mês.

Selic e juros ao consumidor

De acordo com dados divulgados pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) nesta quarta-feira (9), desde janeiro de 2010, a taxa básica de juros aumentou 250 pontos-base, para 11,25% ao ano, enquanto os juros ao consumidor caíram no mesmo período. Eles eram de 121,96% ao ano em janeiro de 2010 e foram para 121,46% ao ano no mesmo período de 2011.

A Anefac espera que, daqui para a frente, as taxas de juros das operações de crédito cresçam, por conta das medidas já anunciadas pelo Banco Central e de novas possíveis altas na taxa Selic.

Por modalidade

Entre o último mês de 2010 e o primeiro deste ano, apenas os juros do cartão de crédito ficaram estáveis. Todas as outras linhas de crédito acompanhadas pela Anefac apresentaram alta nos juros.

Na comparação com janeiro de 2010, o cheque especial, que registrou alta de 31 ponto-base; CDC Banco, com alta de 3 ponto-base; e o Cartão de crédito, também com avanço de 3 p.b., foram as únicas modalidades a registrar aumentos nas taxas de juros.

A tabela abaixo inclui a taxa média mensal cobrada nas seis modalidades de financiamento para as pessoas físicas acompanhadas pela Anefac, para dezembro de 2010 e janeiro deste ano, assim como a taxa no primeiro mês do ano passado, além da variação em pontos-base:


Nenhum comentário: