4 de ago. de 2010

VISA E AKBANK VÃO LANÇAR PAGAMENTOS SEM CONTATO COM TECNOLOGIA MICRO-SD

redação Serfinco 04/08/2010

Visa está se unindo com o Akbank da Turquia e com a DeviceFidelity para lançar o primeiro sistema europeu de pagamento contactless, com o uso de tecnologia Micro-SD (padrão de cartões portáteis removíveis de memória flash).

Os clientes do Akbank poderão inserir o cartão In2Pay da DeviceFidelity em seus aparelhos celulares com slot para Micro-SD, transformando-os em dispositivos de pagamentos sem contato passíveis de leitura em terminais Visa payWave.
Inicialmente, o projeto contemplará aparelhos Blackberry, mas aos poucos será expandido para incluir dispositivos de uma variedade de fabricantes, incluindo HTC, Samsung, LG, Nokia e Motorola.

Segundo a Visa, com milhões de smartphones apoiados em Micro-SD, a tecnologia In2Pay permite às operadoras móveis, aos bancos e às concessionárias de transporte público implantarem, com facilidade, serviços de pagamento móvel através de uma vasta gama de aparelhos.

Um dos principais desafios para o sucesso do m-payment é a oferta e disponibilidade de aparelhos celulares com NFC. Até que a maioria dos celulares no mercado venham com tecnologia NFC integrada, a Visa trabalha proativamente com empresas inovadoras e pioneiras para aproveitar o potencial de novas alternativas tecnológicas.

A MasterCard, sua principal concorrente, tem adotado uma abordagem diferente, incorporando a tecnologia NFC através de adesivos que podem ser implantados em qualquer dispositivo móvel. Seu parceiro no projeto é outro banco turco, o Garanti. Na tecnologia NFC, a parceria é com a Gemalto.

Nenhum comentário: