10 de ago. de 2010

RBS VENDE 80% DA WORLDPAY PARA FUNDOS DE PRIVATE EQUITY

redação Serfinco 09/08/2010

Na semana passada, o Royal Bank of Scotland fechou um acordo para vender 80,01% da sua unidade de processamento de pagamentos WorldPay para as empresas de private equity Bain Capital e Advent International.

O acordo é estimado em até £ 2,025 bilhões, com o RBS mantendo uma participação de 19,99% no negócio. O banco vai receber em torno de £ 1,7 bilhão em dinheiro no fechamento da venda e até £ 200 milhões no futuro, dependendo do cumprimento de algumas metas. O negócio deve estar concluído antes do final do ano e deve gerar um ganho líquido de cerca de £ 850 milhões para o RBS.

A venda da WorldPay – também conhecida como Global Merchant Services – foi uma exigência das autoridades europeias, no ano passado, como condição para admissão do banco no programa de proteção de ativos do governo britânico.

O RBS recebeu mais de uma dúzia de ofertas por sua unidade, considerada a quarta maior em serviços de pagamento com cartão no mundo. As ofertas vieram de fundos de private equity, de processadores de pagamento e de fornecedores de TI. No final do mês passado, Advent e Bain destacaram-se no processo e entraram em fase de negociações exclusivas.

Fundada em 1989, a WorldPay processou um total de 6,8 bilhões de transações no ano passado. A empresa opera em mais de 30 países e tem a capacidade de processar até 680 transações por segundo em 113 moedas e em 72 modalidades de pagamento.

Com as transações eletrônicas cada vez mais assumindo o lugar de dinheiro e cheque, o setor é visto como um mercado potencialmente lucrativo por parte das empresas de Private Equity. O negócio com o RBS vem apenas um ano após a Advent ter adquirido uma participação de 51% nos negócios de processamento de pagamentos do Fifth Third Bancorp.

O anúncio da venda da WorldPay foi feito no mesmo dia em que o RBS divulgou um lucro líquido modesto de £ 9 milhões no primeiro semestre de 2010, mas auspicioso quando comparado a uma perda de £ 1,04 bilhão no mesmo período do ano passado. O lucro operacional no semestre foi de £ 1,6 bilhão.

Nesta semana, o banco também concluiu a venda de 318 agências localizadas no Reino Unido – também em cumprimento de acordo com a autoridade europeia - para o espanhol Santander, por um valor de £ 1,65 bilhão.

Nenhum comentário: