18 de ago. de 2010

GOOGLE SONDA USO DO PAYPAL PARA VENDA DE APLICATIVOS ANDROID

portal IDG Now 17/08/2010 – Ian Paul (PC World/EUA)

Há uma chance de que os usuários de smartphones Android possam em breve usar suas contas PayPal para comprar aplicações para seus aparelhos. De acordo com informes recentes, a Google e a PayPal, da eBay, vêm negociando sobre o uso do sistema de pagamentos no Android Market.

O acordo permitiria que desenvolvedores Android recebessem pelas vendas de aplicativos por meio do serviço PayPal, segundo a Bloomberg.

Atualmente, os usuários Android precisam comprar apps do Android Market usando o Google Checkout, o sistema de pagamentos da gigante de buscas. Semelhante ao iTunes da Apple, o Checkout armazena suas informações de endereço e cartão de crédito, fazendo com que o processo de compra se resuma a alguns cliques.

Não está claro por que a Google iria querer fechar um acordo com a PayPal, já que a popularidade deste sistema de pagamentos poderia ameaçar o serviço Checkout. Tal como ocorre com o PayPal, os desenvolvedores podem usar o Checkout como opção de pagamento em seus sites, mas este sistema não é tão popular quanto seu concorrente. Pensava-se até que o Android Market fosse funcionar como uma grande alavanca para popularizar o Checkout.

No entanto, pode ser que a Google nem se importe com a forma com que os apps são vendidos no Market, já que as vendas de aplicativos não são uma fonte de renda significativa para a gigante de buscas.

70/30
Tal como faz a Apple com os desenvolvedores de apps para o iPhone, a Google oferece a seus parceiros Android uma divisão de receita do tipo 70/30 – a fatia maior, de 70%, vai para o desenvolvedor. Ao contrário da Apple, a Google diz que sua fatia de 30% não melhora a margem de lucro da companhia. A receita gerada pelos apps Android é destinada ao pagamento de custos administrativos e de operadoras, afirma a Google.

A PayPal, por sua vez, deverá abocanhar uma boa fatia de receita das vendas de apps. O que não se sabe é de onde ela viria - se dos desenvolvedores ou da Google. Seja como for, uma alternativa ao Google Checkout é algo que os desenvolvedores Android já vinham pedindo havia algum tempo.

Mas não comemorem ainda, fãs do Android. O acordo entre Google e PayPal ainda não foi finalizado, disseram fontes ouvidas pela Bloomberg, e ainda existe a possibilidade de que tal cooperação nunca venha a ocorrer.

Nenhum comentário: