9 de ago. de 2010

PESQUISA REVELA ADESÃO AO M-BANKING ACIMA DAS EXPECTATIVAS

redação Serfinco 09/08/2010

Aproximadamente um terço dos proprietários de telefone celular agora usar seus aparelhos para acessar serviços bancários, de acordo com uma pesquisa global conduzida pela Sybase 365, empresa fornecedora de soluções de comunicação, baseadas em dispositivos móveis, para corporações.

A pesquisa envolveu mais de 4.100 usuários de celulares e apurou que 30% dos respondentes utilizam o m-banking, com 24% deles acessando o serviço pelo menos uma vez por semana.

O crescimento da adoção surpreendeu as expectativas da indústria, Em 2008, a Sybase havia feito uma pesquisa entre profissionais de serviços financeiros, apurando que a previsão de penetração do m-banking para 2010 era de apenas 16%.

Entre os que utilizam seus celulares para acessar os serviços bancários, 88% o fazem para checar seus saldos, 54% recebem atualizações de transações e 56% pagaram alguma conta ou cartão de crédito.

Mais de um terço dos entrevistados afirmam que estariam dispostos a pagar por serviços mais sofisticados e 44% considerariam trocar a sua instituição financeira por um m-banking independente.

Questionados sobre os serviços que gostariam de ter, 75% optaram por avisos sobre comportamentos potencialmente fraudulentos, 69% estão interessados em questões relacionadas a saldos de contas, 65% querem ser capazes de bloquear um cartão e 59% são atraídos pela possibilidade de fazer transações.

Um terço dos entrevistados está interessado em pagar por bens e serviços com seus celulares, e há uma disposição em pagar por tal conveniência – serviços de utilidade pública e de entretenimento são os mais citados. Cerca de um quarto quer ser capaz de enviar pequenas quantias de dinheiro ao exterior através de seu telefone.

Para Matthew Talbot, vice-presidente de m-commerce da Sybase 365, a crescente aceitação do telefone celular, como instrumento de acesso a serviços financeiros, denota uma clara oportunidade para que estes aparelhos se tornem o principal canal de CRM para muitos serviços e indústrias.

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