12 de ago. de 2010

SICREDI QUER 1 MILHÃO DE CARTÕES PRÓPRIOS

jornal Valor Econômico 12/08/2010 - Sergio Bueno

O Banco Cooperativo Sicredi pretende chegar à marca de pelo menos 1 milhão de cartões de crédito emitidos com bandeira própria, o dobro do volume atual, após o acordo firmado nesta semana com a Redecard. O diretor executivo de produtos e negócios da instituição, Edson Nassar, evita estabelecer um prazo rígido para alcançar o objetivo, mas acredita que a evolução se dará nos "próximos anos".

A meta corresponde a 60% dos 1,6 milhão de associados do sistema de crédito cooperativo Sicredi. O banco já emitiu 1,2 milhão de plásticos, mas 700 mil são da bandeira Visa, e a previsão para este ano é de uma expansão de 35% sobre a base total.

Com o acordo, os cartões de crédito e débito com bandeira própria do Sicredi passarão a ser aceitos pela rede de captura da Redecard a partir do fim de novembro. Conforme o diretor, o plano é colocar o sistema em operação ainda a tempo de aproveitar o faturamento de Natal. A credenciadora fará a captura, roteamento, transmissão, processamento e liquidação das transações efetuadas com os plásticos do banco.

A parceria com a Redecard vai ampliar aceitação dos 500 mil plásticos próprios do Sicredi para mais de 1,5 milhão de terminais de pontos de venda (POS) em todo o país, lembra o executivo. Até agora o banco operava com uma plataforma própria (que também será mantida) de 30 mil POS nos dez Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte cobertos pelo sistema de crédito cooperativo.

Segundo o diretor, a Redecard foi selecionada em uma concorrência entre credenciadoras devido ao "modelo de remuneração" proposto e à "aderência" do sistema às necessidades do Sicredi. "Com a parceria damos alcance nacional à nossa bandeira regional", acrescentou o superintendente da área de cartões do banco, Assis Martinez.

Formado por 128 cooperativas de crédito, o sistema Sicredi tem 1,2 mil pontos de atendimento e administra ativos totais de R$ 19 bilhões, informou Nassar. Segundo ele, a carteira de crédito total deve encerrar 2010 em R$ 12 bilhões, com 25% de expansão sobre a posição de 31 de dezembro do ano passado.

O banco cooperativo assinou recentemente a adesão à rede compartilhada da Tecnologia Bancária (TecBan), acrescentou o diretor. O serviço será implantado gradualmente na rede de atendimento do sistema - que já está integrado ao Banco 24Horas - e permitirá que clientes de outras instituições realizem transações nos terminais de autoatendimento do Sicredi.

Nenhum comentário: