26 de ago. de 2010

CIELO PREVÊ ALTA DE 20% NAS VENDAS NO NATAL

jornal Diário do Comércio 26/08/2010 - Vanessa Rosal

A Cielo ( ex-Visanet), empresa de processamento de transações com cartões de crédito e débito, espera realizar 840 transações por segundo nas vendas de Natal do comércio varejista neste ano. Trata-se de um número 20% superior ao registrado em igual período de 2009. Atualmente, a empresa realiza cerca de 700 transações por segundo, mas a capacidade é de 2,1 mil. "Vamos trabalhar muito para atingir essa meta", afirmou o vice-presidente de tecnologia e operações, Paulo Guzzo.

Capacidade atual de processamento da empresa é de até 2,1 mil operações por segundo

De acordo com ele, a expectativa para o Natal é baseada na recente parceria com a MasterCard, que se tornou possível a partir do fim da exclusividade de bandeiras, em vigor desde 1º de julho. "Outro motivo é o forte investimento em marketing com o objetivo de mostrar todos os benefícios da máquina de cartões para os nossos clientes", disse Guzzo.

O otimismo é fruto ainda do resultado do último final de semana antes do Dia dos Pais, quando a empresa capturou cerca de 26,4 milhões de operações em sua rede. Somente no sábado (7 de agosto), passaram pelas máquinas da Cielo 17,6 milhões de transações, totalizando R$ 1,2 bilhão de vendas no comércio varejista.
"Hoje em dia, temos 1,7 milhão de estabelecimentos credenciados e estamos presentes em 98% do território nacional", disse Paulo Guzzo, da Cielo.

Com o aumento da concessão de crédito para o brasileiro e a ascensão da classe C, a confiança do consumidor é estimulada, impulsionando o desempenho do mercado de cartões. "Hoje em dia, temos 1,7 milhão de estabelecimentos credenciados e estamos presentes em 98% do território nacional", afirmou Guzzo.

Planos – Os grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil também entram nos planos de crescimento da Cielo. De olho nas realizações da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016, uma das apostas está na bandeira de cartões JCB, usada principalmente em países da Europa e da Ásia. Para atender aos turistas estrangeiros, as máquinas já aceitam o cartão em restaurantes, hotéis e joalherias brasileiras, devendo expandir as opções para todo o comércio nos próximos anos.

Outro exemplo será a participação da Cielo na Equipotel, maior feira dos segmentos de hotelaria e gastronomia da América Latina, que acontece entre 13 e 16 de setembro, na Capital. A expectativa é de que os negócios fechados no evento sejam 40% maiores em relação a 2009.

Negócios – A Cielo registrou lucro líquido de R$ 457,7 milhões no segundo trimestre de 2010, uma elevação de 25,5% em relação a igual período do ano passado.

No balanço divulgado ao mercado, a Cielo justifica que o aumento nos ganhos é fruto de variáveis positivas, como a taxa de desemprego, que tem se mantido em níveis baixos, e da renda real, crescente, que estimula a demanda por crédito e impulsiona o consumo.

A companhia foi detentora do menor índice de fraudes do mercado brasileiro (0,15% em 2009), por causa da implantação do sistema Lynx Online – que monitora o perfil de comportamento do consumidor – em seus produtos. "Se a pessoa nunca teve o hábito de comprar joias, por exemplo, e uma compra desse tipo é detectada, ela será analisada pelo banco ou pela operadora do cartão de crédito", disse Guzzo.

Toda a tecnologia é hospedada e monitorada pela TIVIT, empresa especializada em terceirização de processos de negócios e tecnologia da informação (TI).

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