12 de ago. de 2010

CONSUMIDOR BRASILEIRO NÃO SABE PARA ONDE VÃO 26% DE SEUS GASTOS SEMANAIS

portal Cidade Biz 12/08/2010

Segundo estudo encomendado pela Visa, os consumidores brasileiros não lembram, em média, como gastaram aproximadamente US$ 23 em dinheiro por semana, ou cerca de US$ 1.200 por ano.

A seção latino-americana da pesquisa abrangeu Argentina, Brasil e México. É o primeiro estudo na região que tem por objetivo mapear "gastos desconhecidos" dos consumidores. O levantamento foi feito em 12 países e ouviu 12 mil pessoas, dos quais mil (8%) brasileiros.

"Apesar de os consumidores quererem controlar suas despesas, eles ainda desconhecem como gastaram uma quantidade considerável de dinheiro a cada ano, principalmente quando o assunto são compras ou lazer com amigos e familiares - atividades normalmente realizadas durante as férias", afirma José Maria Ayuso, diretor de Produtos da Visa America Latina e Caribe.

Os consumidores brasileiros afirmam ser mais propensos a esquecer gastos relacionados a:

• Gastos alimentícios (43%)
• Compras relacionadas com lazer e/ou itens não essenciais (35%)
• Entretenimento (29%)
• Compras de snacks (26%)
• Jantar fora (25%)

Aí vem a parte da pesquisa que interessa à Visa: uma das conclusões é que o cartão de débito pode ajudar a controlar o dinheiro gasto. De acordo com a pesquisa, os consumidores brasileiros que usam o cartão de débito afirmam que:

• 72% preferem usar o cartão de débito em vez de dinheiro, sempre que possível.
• 67% concordam que os cartões de débito oferecem uma maneira fácil de controlar as despesas.
• 49% afirmam que usam o cartão de débito para manter seus gastos desconhecidos em um patamar mínimo.
• 79% acreditam que o pagamento de suas despesas com cartão de débito ajuda a mantê-los dentro do orçamento.
• 53% acreditam que checando os seus gastos com cartão de débito pela internet ajuda a mantê-los dentro do orçamento.

No mundo

Compras de alimentos em geral (43%), compras de lazer/itens não essenciais (33%) e entretenimento com os amigos (32%) são as categorias de despesas em que os consumidores, em todo o mundo, sentem que perdem o controle dos gastos.

Os australianos registraram o descontrole da maior quantia de dinheiro, tanto em termos de quantidade real gasta (US$ 59) quanto em percentual de gasto total (34%). Os indianos perderam o controle de US$ 8 semanais, isto é, 31% do total de seu dinheiro gasto semanalmente.

A Ipsos MORI realizou o estudo em setembro de 2009 em 12 mercados: EUA, Canadá, Índia, Rússia, África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, México, Brasil, Argentina, Japão e GCC (Conselho de Cooperação do Golfo, formado pelos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Catar e Bahrein).

Nenhum comentário: