24 de ago. de 2010

MÁQUINA DE VENDAS NEGOCIA COM BANCOS PARA CRIAR FINANCEIRA

jornal Folha de S. Paulo 24/08/2010 – Maria Cristina Frias

A gigante do varejo Máquina de Vendas está em negociação para abrir uma financeira neste ano.

A nova subsidiária, ainda sem nome definido, corresponde ao desejo dos proprietários de atuar com uma estrutura além de seu departamento financeiro.

A estratégia envolve a criação de um cartão, com foco nas classes C e D.

Há conversas com quatro bancos: Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e HSBC. Mas a decisão pode levar até dois meses. O controle será compartilhado.

A operação ocorre dois meses após a empresa firmar acordo de fusão com a rede de eletrodomésticos City Lar, da região Centro-Oeste.

A jovem Máquina tem mostrado agilidade no atual cenário de concorrência, num setor que passa por forte consolidação no Brasil.

Criada em março, a partir da união entre a mineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante -em reação à compra das Casas Bahia e do Ponto Frio pelo grupo Pão de Açúcar, segundo disse o fundador da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, na ocasião- a empresa ainda não estacionou e pode mostrar mais do que crescimento orgânico ainda neste ano.

Entres seus concorrentes, já existe a LuizaCred, controlada igualmente por Itaú Unibanco e Magazine Luiza. O Grupo Pão de Açúcar tem 50% da FIC em joint venture com o Itaú Unibanco. As Casas Bahia, com o Bradesco, tem acordo de financiamento de parte da carteira de crédito da rede e na emissão e administração do cartão.

Nenhum comentário: